“Cápsulas do tempo”. A Lua pode esconder antigos pedaços de Vénus

Scientific Visualization Studio/ NASA

A Lua pode esconder antigos pedaços de Vénus, “cápsulas do tempo” que podem ajudar os cientistas a melhor compreender o passado deste mundo “vizinho” da Terra, sugere uma investigação da Universidade de Yale, nos Estados Unidos.

Se a atmosfera de Vénus foi, no passado, fina e até semelhante à Terra, então é possível que os impactos de asteróides antigos tenham transportado material em quantidades potencialmente detetáveis da superfície de Vénus para a Terra.

É isto que sustenta o novo estudo, cujos resultados foram esta semana disponibilizados para pré-visualização no portal arXiv.org, carecendo ainda de revisão de pares.

“Ao impactar com Vénus, os asteróides e cometas podem ter expelido até dez mil milhões de rochas, deslocando-as para uma órbita que cruzava com a órbita da Terra e da Lua”, afirmam os autores do estudo, Samuel Cabot e Gregory Laughin, citados em comunicado.

E acrescentam: “Algumas destas rochas acabariam, eventualmente, por chegar à Lua sob a forma de meteoritos oriundos de Vénus“.

Os autores do estudo acreditam que estes fragmentos antigos, que consideram ser “cápsulas do tempo”, podem mesmo ajudar a melhor compreender como é que Vénus, que outrora foi semelhante à Terra, sofreu uma mudança tão extrema.

A Lua oferece proteção para essas rochas antigas (…) Qualquer coisa de Vénus que tenha pousado na Terra está, provavelmente, enterrada nas profundezas devido à atividade geológicas, mas essas rochas seriam melhor preservadas na Lua”, diz o autor do estudo, dando conta que estes fragmentos podem guardar informações importantes.

“Um fragmento antigo de Vénus teria toda uma riqueza de informações (…) A história de Vénus está intimamente ligada a tópicos importantes no campo da ciência planetária, incluindo o fluxo passado de asteróides e cometas, histórias atmosféricas dos planetas e a sua abundância de água líquida”, concluiu Laughlin.

Os cientistas dispõem de uma vasta gama de análises segundo as quais é possível identificar a origem das rochas lunares, incluindo as que podem ser oriundas de Vénus.

Estes fragmentos contariam a história de Vénus de uma perspetiva diferente de todas aquelas apuradas segundo evidências científicas encontradas até agora.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Presidente da Coreia do Sul anuncia fracasso da colocação de satélite em órbita

O primeiro foguetão espacial fabricado pela Coreia do Sul falhou a colocação em órbita da sua carga, um satélite simulado de 1,5 toneladas, apesar de o lançamento ter tido sucesso, disse o Presidente do país. O …

Juízes recusam suspender julgamento de Ricardo Salgado

O juiz que está a julgar o ex-presidente do Banco Espírito Santo (BES), no âmbito da Operação Marquês, recusou suspender o julgamento, depois de a sua defesa ter alegado o facto de ter sido diagnosticado …

Quadro de Van Gogh, que esteve nas mãos dos nazis, vai a leilão. Deverá render 25 milhões de euros

Uma pintura de Vincent van Gogh vai ser leiloada no próximo mês, depois de mais de um século sem ser vista em público. Estima-se que o preço de venda chegue aos 25 milhões de euros. O …

Coreia do Sul lança com êxito o seu primeiro foguetão espacial

A Coreia do Sul lançou hoje o seu primeiro foguetão de fabrico próprio, segundo as imagens transmitidas pela televisão, tornando-se o décimo país do mundo com capacidade para desenvolver e lançar veículos espaciais. O veículo coreano …

"A melhor coisa que pode acontecer a Portugal era o Governo ser derrubado e desaparecer"

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, defendeu hoje que “a melhor coisa que podia acontecer a Portugal”, neste momento, era o executivo liderado por António Costa “ser derrubado e desaparecer”. Miguel Albuquerque afirmou …

Mulher de João Rendeiro tem mais três dias para entregar as obras em falta

O prazo para a entrega das obras acabou esta quarta-feira, mas a juíza do processo em que João Rendeiro foi condenado a dez anos de prisão efetiva deu mais três dias à mulher do ex-banqueiro. Depois …

Uma estrada com alguns automóveis

Sete cidades do Norte podem ir a jogo pela neutralidade carbónica

Gaia, Porto, Matosinhos, Famalicão, Guimarães, Braga e Viana do Castelo poderão ir a jogo na Missão Climate Neutral & Smart Cities, que quer apoiar a redução de emissões em 100 cidades. Uma coligação de sete cidades …

Teste à covid-19

Subvariante da Delta identificada em Israel. Em Portugal há nove casos

Em Portugal, já foram detetados nove casos da variante AY4.2, subvariante da Delta, de acordo com o mais recente relatório do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2. O …

FCSH diz que "não existe matéria que comprometa a integridade" do CV de Raquel Varela

O Conselho Científico da FCSH da Universidade Nova de Lisboa diz que não há "matéria que comprometa a integridade" do CV da investigadora Raquel Varela. A investigadora Raquel Varela viu-se envolvida numa polémica depois de ter …

Mexidas no PSD já se fazem sentir no pagamento de quotas dos militantes

Para além das diretas para líder do partido, os sociais-democratas preparam-se para escolher também as direções das distritais de Lisboa e Leiria, o que também poderá ajudar a justificar o crescimento. Para além de no Conselho …