A SpaceX, empresa de Elon Musk, está a tentar forçar os residentes na pequena comunidade de Boca Chica Village, no estado norte-americano do Texas, a sair das suas casas.
De acordo com o Vice, a vila de Boca Chica localiza-se perto do centro de lançamento da SpaceX no Texas. Os representantes da empresa deram aos residentes até sexta-feira passada para aceitar a oferta mais recente nas suas casas. Segundo os proprietários, as ofertas são incrivelmente baixas e que não querem mudar de casa.
A SpaceX está a tentar comprar as propriedades dos residentes da vila de Boca Chica há mais de um ano. Inicialmente, ofereceu aos residentes o que disse ser três vezes o valor de avaliação das suas casas – cerca de 150 mil dólares. Algumas pessoas aceitaram o dinheiro, mas muitas outras não.
Depois, a SpaceX reduziu a oferta para duas vezes o valor de avaliação da casa. A praia faz parte de uma reserva de vida selvagem e é uma das únicas praias subdesenvolvidas no Texas
A Vice TV exibiu um documentário sobre Boca Chica e o confronto da comunidade com Musk. Quando o documentário foi para o ar, a SpaceX voltou a prometer três vezes o valor de avaliação das suas casas.
Num e-mail enviado ao residentes, ao qual o Vice teve acesso, David Finlay, Diretor Sénior de Finanças da SpaceX, disse que esta seria a melhor e final oferta da SpaceX e ameaçou que a empresa precisaria de procurar meios alternativos para conseguir as casas se o povo de Boca Chica recusasse o dinheiro.
“Seguindo as nossas discussões recentes, estou a escrever para confirmar a oferta da SpaceX de comprar a sua propriedade”, lê-se no e-mail de Finlay. “Observo que este fim de semana passado marcou o aniversário de um ano da oferta inicial da SpaceX para comprar a sua propriedade. Durante esse tempo, a SpaceX esforçou-se para garantir um processo justo e equitativo para todos os residentes localizados no local de lançamento do South Texas designado na praia de Boca Chica”.
“Como já discutimos, conforme a escala e a frequência das atividades de voos espaciais no local continuam a acelerar, a sua propriedade frequentemente cairá dentro de zonas de risco estabelecidas nas quais nenhum civil terá permissão para permanecer, a fim de cumprir com todos os públicos federais e outros regulamentos de segurança. Este e-mail representa, portanto, a melhor e última oferta de compra da SpaceX”, conclui o e-mail.
Residentes não acreditam nos argumentos da SpaceX
“Recusei a oferta porque não era suficiente”, disse Celia Garcia, moradora da Vila de Boca Chica, ao Vice. “Não me quero tornar uma milionária ou ficar rica… Só quero o suficiente para poder ir para outra área costeira a 2,4 quilómetros do oceano”.
“Não estou a dizer que vale muito, mas com essa quantidade de dinheiro não se consegue encontrar nada perto disto”, disse Mary Bloomer, outra moradora da vila de Boca Chica. “Não estamos a pedir um milhão de dólares.”
Garcia não acreditou no argumento de Finlay de que a vila de Boca Chica se localiza numa área perigosa. As residentes disseram que a SpaceX remodelou e repintou algumas das casas que outras pessoas venderam no ano passado – e, às vezes, os funcionários da SpaceX ficam nessas casas.
“Ele disse que esta foi declarada uma área perigosa pelas FAA”, disse. “Se é uma área perigosa, por que estão a reformar as casas que compraram em vez de demolir? Por que estão a instalar um novo sistema séptico? Por que anunciaram um coordenador de projeto para transformar isto numa área de resort com bar e restaurante? Estão dispostos a colocar todos em perigo, exceto nós?”.
Ambas rejeitaram a oferta da empresa de Musk – e estão à espera para ver o que acontece.
Fizeram o mesmo no início dos Caminhos de Ferro.