/

PCP diz que pandemia é usada como pretexto para intensificar exploração dos trabalhadores

3

José Sena Goulão / Lusa

O secretário-geral do PCP consideraque a pandemia de covid-19 está a ser utilizada como pretexto para se tentar fazer regredir décadas em conquistas de direitos, através do que apelidou de “teorias do ‘novo normal'”.

Jerónimo de Sousa deixou esta mensagem, em tom de alerta, numa intervenção na Voz do Operário, em Lisboa, na abertura de uma conferência do PCP para assinalar o bicentenário do nascimento do filósofo alemão Friedrich Engels, que escreveu com Karl Marx o “Manifesto do Partido Comunista”.

De acordo com o secretário-geral do PCP, “à sombra da pandemia”, está a ser lançada uma “nova onda de centralização, concentração do capital, utilizando a pandemia como pretexto para intensificar a exploração dos trabalhadores e a opressão neocolonialista dos povos, tentando assim desequilibrar ainda mais a repartição da riqueza ao nível mundial em favor do capital”.

“É essa mesma natureza que está na origem das teorias do ‘novo normal’ com que tentam desenhar um novo quadro de relações sociais e políticas, onde o individualismo, o isolamento, a inexistência de perspetivas coletivas, o medo, a repressão, o conformismo, a compartimentação de direitos e o obscurantismo são usados para fazer regredir décadas de conquistas em direitos laborais – incluindo no próprio conceito de relação laboral -, sociais e democráticos”, sustentou.

Segundo Jerónimo, “ao mesmo tempo, intensifica-se a corrida aos armamentos e multiplicam-se os focos de tensão e ingerências de agressões contra Estados soberanos, e os setores mais reacionários e agressivos do imperialismo jogam cada vez mais no fascismo e na guerra como ‘saída’ para as insanáveis contradições do sistema capitalista”.

“A luta de classes, que a classe dominante gostaria de ‘confinar’, tende e está a agudizar-se”, considerou, defendendo que “a exigência da superação revolucionária do capitalismo é mais atual e necessária do que nunca”.

Sem falar em casos concretos, o secretário-geral do PCP advertiu que há “vastas manobras em curso para desenvolver novas fileiras de acumulação capitalista nomeadamente no plano tecnológico e ambiental” e uma “espessa cortina ideológica de mentira, desinformação, manipulação, que visa conter a luta dos trabalhadores e dos povos”.

ZAP // Lusa

3 Comments

  1. O tio Jerónimo a falar dos exploradores, como se o seu PCP não fosse o maior explorador faz festas sem pagar aos trabalhadores que o digam os que trabalham na festa do avante até a entrada eles tem de pagar, é caso para repetir o ditado,”diz o roto ao nu porque não te vestes tu.

  2. para quem nao paga impostos está muit atiradiço na sua luta
    será que ele tambem se refere às empresas em que os “donos” sao do PCP ou so está a falar dos que nao sao do PCP?
    devia ter vergonha em falar disto

  3. Os comunistas deviam verificar as condições dos trabalhadores na maior potência comunista do mundo.
    E de passagem verificavam também como é que a pandemia foi lá controlada em Dezembro de 2019 e em Janeiro de 2020.
    Depois das verificações feitas, e porque verdadeiramente acreditam no comunismo, os comunistas ficavam na China e viviam felizes para sempre.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.