/

Putin estará a comandar campanha para denegrir Biden, admite CIA

5

Heikki Saukkomaa / Lehtikuva Handout / EPA

O Presidente dos EUA, Donald Trump, e o seu homólogo russo, Vladimir Putin

Esta terça-feira foi divulgado um documento da CIA que aponta para interferência russa na degradação da imagem de Joe Biden.

Vladimir Putin está “provavelmente a comandar” uma campanha para denegrir Joe Biden, candidato do Partido Democrata às eleições norte-americanas. A informação surge num relatório confidencial da CIA, cujo conteúdo foi revelado por duas fontes anónimas ao jornal The Washington Post.

“Consideramos que o Presidente Vladimir Putin e os mais altos dirigentes russos estão cientes, e provavelmente a comandar, operações da Rússia que têm como objetivo denegrir o antigo vice-presidente [Biden] e alimentar a discórdia pública sobre as eleições de novembro nos Estados Unidos”, lê-se no relatório.

A informação consta de uma avaliação classificada da CIA, que data de 31 de agosto, cujo conteúdo sobre as intenções de Moscovo interferir nas eleições do próximo dia 3 de Novembro foi divulgado esta terça-feira. O documento tem por base informação de outros serviços além da CIA, como o FBI e a Agência de Segurança Nacional (NSA).

O relatório avança detalhes sobre a forma como o deputado ucraniano Andrii Derkach tem feito passar informação depreciativa em relação a Joe Biden através de lobistas, membros do Congresso e da comunicação social e com a ajuda de uma figura ligada a Donald Trump (que se sabe ser Rudolph W. Giuliani) e Vladimir Putin.

Segundo o diário norte-americano, este deputado ucraniano pró-Rússia manteve relações de proximidade com Rudolph Giuliani, advogado de Donald Trump, e esteve na origem da divulgação de gravações de chamadas telefónicas.

Entre o material, estão áudios de conversas de Biden com o presidente ucraniano da altura, Petro Poroshenko. Estes áudios servem de base à acusação de Trump de que o ex-vice de Barack Obama tentou influenciar a justiça ucraniana para que esta não investigasse o filho, Hunter Biden, que fazia parte da direção da Burisma Holdings, uma empresa de extração e produção de gás investigada pela justiça do país.

Recorde-se que Donald Trump insistiu várias vezes para que o atual Presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenskii, investigasse o filho de Joe Biden, enquanto bloqueava um prometido pacote de ajuda financeira ao país. A situação levou ao processo de impeachment do Presidente norte-americano, que acabou por ser chumbado no Senado.

A 10 de setembro de 2019, o Departamento do Tesouro norte-americano acusou Andrii Derkach de ser um “agente russo ativo há mais de dez anos” e de estar a tentar “minar as eleições presidenciais de 2020 nos Estados Unidos”.

ZAP //

5 Comments

  1. Olha que surpresa!.. Que novidade…
    O problema é que a massa crítica “Americanosa” é tão estúpida que nem que dissessem que o Trump queria violar a Mãe e a mulher deles, eles eram os primeiros a amarrá-las à cama.

  2. Trump derrota facilmente o dorminhoco. O Biden nem com estética facial para tirar o enrugado, lá vai. Aqueles passinhos miudinhos já indiciam a sua pré-senilidade.

    • Mais uma campanha de desinformação. Biden tá com doença neurodegenerativa, não precisa de russos para o denegrirem pois a sua senilidade encarrega-se disso…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.