Chuck Feeney cumpriu o seu sonho e está oficialmente falido. O empresário e filantropo queria doar toda a sua fortuna antes de morrer e assim o fez.
Chuck Feeney é um empresário norte-americano de ascendência irlandesa que queria doar toda a sua fortuna antes de morrer. O filantropo é cofundador do o Duty Free Shoppers Group, que foi pioneiro no conceito de compras isentas de impostos. Esta semana, Feeney cumpriu o seu sonho e está oficialmente falido, escreve a revista Forbes.
Em vez de criar uma fundação após a sua morte, Feeney defende a ideia de ir fazendo doações a instituições de caridade ao longo da sua vida. Até escreveu um livro sobre essa filosofia, chamado “Giving While Living”. E assim foi. Aos 89 anos de idade, o milionário doou toda a sua fortuna.
“Aprendemos muito. Faríamos algumas coisas de forma diferente, mas estou muito satisfeito. Eu sinto-me muito bem por concluir isso sob meu comando”, disse Feeney à Forbes. “Agradeço a todos que se juntaram a nós nesta jornada. E para aqueles que estão a questionar-se sobre ‘Giving While Living’: Experimente, você vai gostar”.
Ao longo das últimas décadas, Feeney doou mais de 8 mil milhões de dólares a instituições de caridade, universidades e fundações um pouco por todo o mundo. Em 2012, apenas deixou de parte 2 milhões de dólares para a sua reforma e da sua mulher.
O empresário foi sempre também muito discreto nas duas doações, mantendo sempre o anonimato, não procurando ser o centro das atenções em altura alguma. A Forbes chamou-lhe de “James Bond da Filantropia”.
“Chuck [Feeney] criou um caminho para outros filantropos seguirem. Lembro-me de conhecê-lo antes de iniciar a ‘The Giving Pledge'”, começou por dizer Bill Gates sobre o empresário.
“Ele disse que devemos encorajar as pessoas a não dar apenas 50%, mas o máximo possível durante as suas vidas. Ninguém é melhor exemplo disso do que Chuck. Muitas pessoas falam comigo sobre como é que ele as inspirou. É realmente incrível”, acrescentou.
Também o bilionário Warren Buffett deixou fortes elogios a Feeney: “Chuck tem sido o modelo para todos nós. Se você tem os heróis certos na vida, você já está com 90% do caminho certo. Chuck Feeney é um bom herói para se ter”.
Bravo!
Muito bem. E, entretanto, até vai viver mais descansado porque, como verá, deixará de ter muitos “amigos”.