/

Mourinho Félix é candidato a vice-presidente do Banco Europeu de Investimento

Paulo Vaz Henriques / Portugal.gov.pt

Ricardo Mourinho Félix, ex-Secretário de Estado do Tesouro

O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, confirmou que o antigo secretário de Estado Adjunto e das Finanças Ricardo Mourinho Félix foi indicado como candidato a vice-presidente do Banco Europeu de Investimento (BEI).

“Sim, confirmamos que o Ricardo Mourinho Félix foi indicado pelo Governo como proposta para ser o próximo vice-presidente do BEI”, disse João Leão durante o briefing que sucedeu à reunião do Conselho de Ministros, que decorreu no Palácio da Ajuda, em Lisboa.

A notícia já tinha sido avançada pelo jornal online Eco em 13 de agosto, que referia o recebimento de uma proposta, por parte do BEI de uma candidatura de Portugal e Espanha para o cargo de vice-presidente, mas sem confirmar nomes.

À agência Lusa, o BEI também já tinha adiantado que tinha recebido “uma nomeação para vice-presidente de Espanha e Portugal”

O BEI explicou à Lusa que a decisão é remetida, numa opinião não vinculativa, para o Conselho de Administração e depois para o Conselho de Governadores, que toma a decisão, num processo que “demora entre dois a quatro meses”.

O semanário Expresso escreve que Mourinho Félix deverá mesmo suceder à espanhola Emma Navarro, devendo ficar no cargo durante três anos, até setembro de 2023.

De acordo com o mesmo jornal, este era um cargo desejado pelo próprio e que agrada ao Governo, uma vez que o BEI será um dos braços da resposta europeia à covid-19.

Ricardo Mourinho Félix, recorde-se, abandonou o Governo em 15 de junho, na sequência da saída do antigo ministro das Finanças, Mário Centeno.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.