/

Covid-19 atingiu uma pequena tribo isolada numa ilha do Índico

Pelo menos onze pessoas que pertencem à tribo Grande Andamaneses, que vive num arquipélago da Índia, testaram positivo à covid-19, revelou esta semana a Survival International, um grupo indígena que luta pelos direitos humanos.

Em causa está uma tribo isolada que vive na Strait Island, localizada no arquipélago das Ilhas Andamão, que separa o Golfo de Bengala do mar de Burma, no Oceano Índico.

“As nossas fontes nas ilhas confirmaram que 11 membros da tribo testaram positivo para a covid-19, numa população de pouco mais de 50 pessoas. Três pessoas já se recuperaram e oito ainda estão no hospital”, disse Sophie Grig, membro da Survival, num comunicado enviado à redação do portal IFL Science.

“É uma notícia devastadora”, disse.

A agência noticiosa AFP recorda que esta é uma pequena tribo que depende completamente do Governo indiano para subsistir, correndo o risco de se extinguir.

No total, o arquipélago das Ilhas Andamão conta com uma população de aproximadamente 400.000 habitantes. Oficialmente, foram registados 2.268 casos e 37 mortes por covid-19.

O vírus já atingiu drasticamente tribos no Brasil e Peru, incluindo algumas tribos isoladas da Amazónia. De acordo com a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, 26.000 indígenas foram infetados e 690 morreram devido à pandemia de coronavírus.

As tribos mais isoladas representam especial preocupação face à covid-19 e a outras doenças, uma vez que têm pouca ou nenhuma imunidade às patologias comuns das sociedades industrializadas, frisa o mesmo portal de Ciência.

Além disso, o consumo de álcool e a tuberculose são comuns entre a tribo Grande Andamaneses, podendo torná-los mais suscetíveis à SARS-CoV-2.

A Índia é o terceiro país mais afetado do mundo, depois dos Estados Unidos e Brasil, com mais de três milhões de casos da doença e cerca de 60.000 mortes vítimas da COVID-19.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.