/

PNR mudou de nome. Chama-se Ergue-te

António Cotrim / Lusa

O líder do PNR, José Pinto Coelho

O PNR – Partido Nacional Renovador mudou de nome e, a partir desta quarta-feira, chama-se Ergue-te. A alteração surge no seguimento do reposicionamento do partido de José Pinto Coelho.

De acordo com o Sapo24, que ouviu o presidente do Ergue-te, José Pinto Coelho, a mudança de nome é um passo na renovação do partido e da sua mensagem nacionalista.

“Antigamente, infelizmente, isto era uma manta de retalhos, um saco de gatos, havia nacionalistas para todos os gostos e feitios. Com o nacionalismo renovador reposicionámos a mensagem sem trair os fundamentos, mas este é um nacionalismo de Portugal e para o século XXI”, disse José Pinto Coelho.

Para o presidente, este é “um nacionalismo que saiba compreender os tempos atuais e que saiba pôr o foco naquilo que é essencial para a nossa sobrevivência enquanto nação; garantir a nossa identidade, os nossos valores, mas reconhecer que estamos num mundo em permanente mudança”.

“Os nacionalismos de há 70 ou 80 anos já não funcionam, já passaram. Temos de ter os pés assentes no chão e perceber que vivemos num mundo cada vez mais global e multicultural e que a mobilidade e a velocidade da informação são incontornáveis. Estes desafios já não se coadunam com os nacionalismos com tendências imperialistas”, disse José Pinto Coelho, em entrevista ao Sapo24.

“Acreditamos no nacionalismo, que é o primado da nação. Para os liberais, tudo se subordina à economia, para os socialistas, o primado é o igualitarismo, a coletivização dos bens de produção, para o PAN são os animaizinhos, a natureza. O primado nacionalista é a nação, que implica todo um património histórico-cultural, uma identidade. E, num mundo cada vez mais globalizado, ser nacionalista é muito difícil”, explicou o presidente do Ergue-te ao mesmo jornal.

Pinto Coelho acredita que “a era das nações foi substituída para era da globalização e a era da globalização está a dar péssimos resultados a vários níveis”.

A alteração do nome começou a ser pensada no final de 2018 e aprovada, juntamente com a mudança do logótipo, por unanimidade pelo conselho nacional em novembro de 2019. José Pinto-Coelho anunciou as alterações em véspera das eleições legislativas e, agora, o Tribunal Constitucional aprovou a mudança.

O Partido Nacional Renovador, partido político português ultranacionalista de extrema-direita, foi fundado a 12 de abril de 2000. Nas últimas eleições, em outubro, o partido conseguiu 17.126 votos (0,33%).

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.