/

Este robô-massagista já faz massagens corporais personalizadas (e aprende novas)

A empresa francesa Capsix Robotics e investigadores da Universidade de Plymouth, no Reino Unido, criaram um robô que consegue fazer massagens corporais personalizadas.

De acordo com o New Scientist, o modelo da Capsix Robotics possui um braço robótico equipado com sensores e uma câmara que permite “adaptar-se à forma do corpo do utilizador”. Programado por “protocolos de massagem” desenvolvidos por fisioterapeutas, o robô adapta a sua firmeza de acordo com os desejos dos utilizadores.

O robô da Universidade de Plymouth funciona de forma semelhante ao da Capsix, mas pode ser ainda mais personalizado. Em vez de “limitar-se” a protocolos de massagem pré-programados, os utilizadores podem ensinar o robô a “executar os movimentos exatos que desejam”, orientando fisicamente o braço durante um treino.

“Os utilizadores podem ensinar o robô a massajar atividades e, em seguida, o robô aprende e reproduz”, explicou Chunxu Li, um dos criadores do robô.

Segundo François Eyssautier, o criador do robô que trabalha na Capsix, das mais de 4.000 pessoas que o experimentaram, “a maioria delas gostou”. Enquanto algumas pessoas estavam céticas no início, “depois de três ou quatro minutos, esqueceram que era um robô e relaxaram”, explicou Eyssautier.

A vantagem de ter um robô-massagista é que não é preciso “ter contacto com mais ninguém”, segundo Eyssautier. “Além disso, às vezes não queremos ser tocados por outras pessoas, apenas queremos relaxar sozinhos”.

Por outro lado, para Shane Kertanegara, fisioterapeuta em Sydney, na Austrália, ainda há “um longo caminho a percorrer” antes de os robôs-massagistas cheguem a ser tão bons como os humanos.

“Um fisioterapeuta humano consegue perceber em que parte do corpo o cliente está tenso e concentrar-se nesse local, mas um robô não pode tirar proveito dessa experiência sensorial e ajustar a terapia manual”, disse Kertanegara.

Além disso, segundo o fisioterapeuta, como as mãos do robô não têm dedos, não conseguem realizar as mesmas manipulações que os massagistas humanos. Apesar disso, Kertanegara tem a certeza que “a tecnologia melhorará com o tempo”, rematou.

O robô da Capsix está disponível para aluguer, mas não para compra. A Universidade de Plymouth ainda está a estudar o seu protótipo, mas os cientistas esperam disponibilizá-lo para compra e uso doméstico em breve.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.