Afinal, o risco do uso de ar condicionado ou de notas e moedas é “muito baixo”

António Cotrim / Lusa

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas

A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu, esta segunda-feira, novas orientações sobre a transmissão do novo coronavírus e sobre os riscos associados, mais especificamente sobre o uso de ar condicionado ou de notas e moedas.

No comunicado divulgado esta segunda-feira, a DGS começa por dizer que, “à semelhança da OMS e do ECDC, tem acompanhado de perto a evolução do conhecimento científico desde que foram reportados os primeiros casos de covid-19.”

Reforçando a ideia de que a transmissão do novo coronavírus “ocorre maioritariamente através de secreções e gotículas e do contacto próximo com pessoas infetadas, não excluindo a possibilidade de transmissão por aerossóis”, a Direção-Geral da Saúde alterou a sua posição sobre o uso de ar condicionado em espaços fechados.

“O risco da utilização de sistemas AVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado) é considerado muito baixo desde que se cumpram as regras para uma utilização segura, nomeadamente a sua manutenção, de acordo com as indicações do fabricante, e a renovação do ar dos espaços fechados”, pode ler-se na mesma nota.

Também o risco da utilização de moedas e notas é considerado “muito baixo” pela Direção-Geral de Saúde, “desde que se cumpram as regras de higienização das mãos”.

Portugal registou, esta segunda-feira, mais duas mortes e 135 novos casos de infeção por covid-19, em relação a domingo. De acordo com o boletim da DGS, desde o início da pandemia registam-se 48.771 casos de infeção confirmados e 1691 mortes.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.