/

Câmara de Sintra admite 700 casos confirmados que ainda não foram contactados

Pedro Nunes / Lusa

Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, admitiu que existem cerca de 700 casos positivos de covid-19 no concelho que, apesar de identificados, não foi ainda possível contactar.

Em entrevista ao jornal Público e questionado sobre o número de casos ativos no concelho de Sintra, respondeu: “Pois. Ora, 1200 menos 565… Nós temos 700 e tal pessoas que não sabemos onde estão. Ou melhor, sabemos onde estão mas não foram contactadas. Não sabemos se estão em casa, se não estão…”.

O autarca conta que a região tem seis equipas multidisciplinares em terreno, uma por cada freguesia em calamidade – duas pessoas, um enfermeiro, um técnico de serviço social e um motorista – que depende depois do trabalho de outra equipa em backoffice que responde “às necessidades da pessoa confinada que sabe que tem o apoio social”.

Apesar destas equipas, Basílio Horta frisa que faltam recursos humanos. “A delegação de saúde de Sintra tem cinco pessoas, a da Amadora tem sete. Estamos fartos de dizer isto. O número de assistentes operacionais já foi reforçado, é verdade, mas temos de ter mais”.

Quanto aos 700 casos, o autarca diz esperar que sejam visitados até ao fim do mês.

“Sim, neste momento há cerca de 700 pessoas que ainda não foram visitadas. Eu espero que até ao fim do mês muitas das pessoas já estejam visitadas. Este trabalho e a consciência das pessoas é importantíssimo”, considerou.

Apesar das dificuldades de monitorização no concelho, o presidente mantém o otimismo dizendo que, até agora, têm conseguido quebrar as cadeias de transmissão. “O concelho é enorme e tem muita gente. É o concelho com maior número de jovens, maior número de imigrantes, são 10% da população. Não nos faltam problemas”, observou.

A pandemia de covid-19 já provocou 555 mil mortos e infetou mais de 12,2 milhões de pessoas em 196 países e territórios. Portugal contabiliza pelo menos 1.646 mortos associados à covid-19 em 45.679 casos confirmados de infeção, segundo a DGS.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.