/

Descoberto sistema de túneis da I Guerra onde estarão enterrados dezenas de soldados

A Agência do Património da Bélgica anunciou esta semana a descoberta de um sistema de túneis alemão da I Guerra Mundial, onde estarão, muito provavelmente, dezenas de soldados enterrados.

Em comunicado, citado pela Russia Today, a entidade precisa que o sistema de túneis da I Guerra Mundial foi descoberto durante obras de saneamento.

O bunker localiza-se na vila de Wijtschate, na província de Flandres Ocidental, onde se deu a Batalha de Messines, em meados de junho de 1917.

Durante o combate, durante o qual morreram dezenas de milhares de soldados, as tropas britânicas demoliram as fortificações alemãs. O bombardeio de artilharia causou o colapso das paredes e tetos de madeira acima das entradas do sistema, sepultando, muito provavelmente, dezenas de militares no seu interior.

Em declarações aos média locais, o arqueólogo Simon Verdegem disse que “grande parte do complexo de túneis desabou, muito provavelmente, durante a I Guerra Mundial”.

“Existe a possibilidade de os soldados terem sido deixados nos túneis (…) Encontramos restos mortais humanos noutros túneis nesta área, mas ainda não é certo de que o mesmo aconteça aqui”, explicou o especialista.

Além de vários esconderijos de madeira de menor dimensão junto do sistema de túneis, os arqueólogos escavaram uma maca totalmente intacta, partes de uma ferrovia de bitola estreita e uma roda de carroça de madeira.

Nas próximas semanas, os elementos encontrados serão desenterrados, limpos e armazenada para que as obras com o saneamento possam continuar.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.