/

Excedente da Segurança Social cai 65%, mas ainda há “muitos milhões”

O excedente da Segurança Social caiu 65,2% para 634,9 milhões de euros até maio, face ao mesmo mês de 2019, refletindo o aumento da despesa resultante das medidas adotadas no âmbito da pandemia de covid-19.

O bxcedente da Segurança Social caiu 65,2%, para quase 635 milhões de euros até maio, face ao mesmo mês de 2019.

De acordo com os dados da execução orçamental, divulgados esta sexta-feira, o saldo global da Segurança Social registado no final de maio era inferior em 1189,5 milhões de euros ao registado no período homólogo do ano passado.

O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social refere que o “saldo do subsetor da Segurança Social mantém-se positivo” e que os 634,9 milhões de euros registados no final de maio representam “uma redução face ao período homólogo e resulta do aumento de despesa provocado pelas medidas adotadas no contexto da pandemia por covid-19”.

Os números não surpreendem Silva Peneda, antigo presidente do Conselho Económico e Social. À Renascença, o responsável disse que “não é caso para criar dramatismo porque a Segurança Social existe para isto mesmo”.

“Não me surpreende. É o resultado de uma crise em que o primeiro setor a sofrer as consequências é a parte da Segurança Social. Tem menos receitas, há mais gente no desemprego e tem muito mais despesas”, acrescentou.

“Esperamos que seja compensada quando a economia voltar a reativar e o equilíbrio voltar a estabelecer-se. Temos de olhar para estes números com esta noção de que a Segurança Social existe para isto, e temos o fundo de distribuição financeira da Segurança Social, que tem muitos milhões ainda, portanto não é um caso para criar dramatismo”, rematou.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.