/

Novo ministro brasileiro não tem doutoramento, diz reitor de universidade argentina

1

Jair Messias Bolsonaro / Facebook

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, com o novo ministro da Educação, Carlos Alberto Decotelli da Silva

O reitor da Universidade Nacional de Rosario, na Argentina, adiantou que o novo ministro da Educação brasileiro, Carlos Decotelli, não obteve o título de doutor na instituição, ao contrário do que diz o currículo.

Contrariamente ao que consta no currículo, o reitor da Universidade Nacional de Rosario, na Argentina, afirmou que o novo ministro da Educação brasileiro, Carlos Decotelli, não obteve o título de doutor naquela instituição.

“O senhor Decotelli cursou o doutoramento em administração da Faculdade de Ciências Económicas e Estatísticas da Universidade Nacional de Rosário, mas não o concluiu. Não completou todos os requisitos que são exigidos pela nossa regulamentação, que exige a aprovação de uma tese final para obter o título de doutor. Portanto, não é doutor pela Universidade Nacional de Rosário”, disse o reitor Franco Bartolacci à rede Globo.

De acordo com o reitor, a tese de doutoramento de Decotelli não foi aprovada e não recebeu um parecer favorável dos avaliadores. “Portanto, ele [Decotelli da Silva] não pôde concluir o doutoramento que estava a realizar na Universidade Nacional de Rosário. E, como consequência, não obteve o título de doutor.”

Em entrevista à Globo, o novo ministro da Educação do Brasil afirmou que concluiu todo o curso, completou todos os créditos, mas admitiu que não fez a defesa da tese de doutoramento. Segundo o governante, a situação deveu-se ao facto de não ter mais interesse em continuar na Argentina.

Depois das revelações feitas pelo reitor, Alberto Decotelli da Silva alterou o currículo, disponível na plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Originalmente, no currículo do ministro constava a informação de doutoramento na Universidade Nacional de Rosário, concluído em 2009 com a tese “Gestão de Riscos na Modelagem dos Preços da Soja”, sob orientação de Antonio de Araujo Freitas Jr. Agora, o título da tese e o nome do orientador foram excluídos. O campo “Título” foi preenchido com “Créditos concluídos”. E, no campo “Orientador”, passou a constar: “Sem defesa de tese”.

Na quinta-feira, o Presidente Jair Bolsonaro anunciou o professor Carlos Decotelli da Silva como novo ministro da Educação do Brasil, sucedendo no cargo a Abraham Weintraub, que saiu do Governo na semana passada.

ZAP // Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.