/

Encontrado tesouro da 2.ª Guerra Mundial nas ruínas de um castelo da Polónia

2

Uma arca cheia de preciosas taças, talheres e objetos de serviço de mesa de prata foi desenterrada nas ruínas de um castelo do século XIV na Polónia.

Especialistas da Associação Histórica e Exploratória local detetaram o tesouro durante trabalhos arqueológicos no Castelo Real da cidade de Nowy Sacz, na Polónia, quando procediam a escavações ao lado das ruínas do castelo.

De acordo com o jornal polaco The First News, os especialistas acreditam que as peças do tesouro encontrado tenham pertencido a judeus assassinados durante a II Guerra Mundial.

“Começámos a extrair o papel delicadamente, que estava em muito mau estado. Pouco depois, vimos prata, muita prata”, relatou Stanislaw Pustulka, que fez a descoberta quando desenterrava fragmentos de papel com os quais se tinha deparado.

Os seis membros da equipa removeram delicadamente a arca, que se tinha desintegrado e as suas partes metálicas enferrujado com o tempo. O que restou ileso foram os 103 objetos de prata que continha, feitos na Polónia e na Áustria.

Dzisiaj 14.06.2020r. Wzgórze Zamkowe w Nowym Sączu oddało nam sporo srebra z epoki. Pozdrowienia dla wszystkich poszukiwaczy i życzymy podobnych sukcesów.

Publicado por Stowarzyszenie Historyczno Eksploracyjne Sądecczyzny em Domingo, 14 de junho de 2020

O arqueólogo Bartlomiej Urbanski, que esteve presente no local, disse que se tratariam de artefactos judaicos, “provavelmente da viragem dos séculos XIX e XX, ligados a rituais judaicos e presumivelmente enterrados durante a II Guerra Mundial”.

Urbanski não exclui a hipótese de o tesouro ter sido roubado pelos nazis e enterrado na impossibilidade de o levarem, tanto mais que as tropas de Hitler tinham ocupado o castelo e ali instalado um quartel militar e um depósito de munições.

A descoberta da prata foi feita a apenas 20 metros do local onde moedas dinar do século XV foram encontradas no início deste ano pela mesma equipa.

O tesouro será agora analisado pelos arqueólogos, que identificarão, listarão e limparão todos os objetos, que serão entregues posteriormente ao Museu Regional na cidade.

Durante a ocupação nazi, mais de 20 mil judeus de Nowy Sacz foram confinados num gueto, tendo toda a população sido enviada em 1942 para o campo de concentração de Belzec. Em 1945, a resistência polaca explodiu o depósito de munições, quase destruindo totalmente o castelo.

Recentemente, foi noticiado que um diário que esteve na posse de uma sociedade secreta durante décadas contém um mapa que descreve a localização de mais de 30 toneladas de ouro escondidas pelos nazis durante a 2.ª Guerra Mundial.

ZAP //

 

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.