/

Além de mais magros, os vegetarianos são mais introvertidos

25

Uma investigação recente, levada a cabo pelo Instituto Max Planck e pelo Hospital Universitário de Leipzig, abrangeu quase 9.000 vegetarianos e analisou como é que esta forma de nutrição influencia a personalidade.

De acordo com os resultados do estudo, quanto mais rara a proporção de alimento animal na dieta de uma pessoa, menor o índice de massa corporal (IMC) e, portanto, o peso. Os cientistas explicam que tal pode ser explicado pela menor proporção de alimentos processados numa dieta vegetariana.

“Os produtos que são excessivamente ricos em gordura e açúcar engordam particularmente, estimulam o apetite e atrasam a sensação de saciedade”, explicou Evelyn Medawar, primeira autora do artigo científico publicado recentemente na Nutrients.

A investigadora adiantou ainda que a comida vegetariana contém fibras e tem um efeito positivo no microbioma no intestino – uma razão que explica o motivo pelo qual esta dieta nos sacia mais cedo do que os ingredientes de origem animal.

Os investigadores também descobriram que a nutrição vegetariana ou vegana está relacionada com a personalidade, nomeadamente com a extroversão.

O estudo revelou que as pessoas que comem alimentos predominantemente à base de plantas são mais introvertidas do que aquelas que se alimentam principalmente de produtos de origem animal. “É difícil dizer o motivo”, afirma Veronica Witte, citada pelo EurekAlert.

“Pode ser porque as pessoas mais introvertidas tendem a ter hábitos alimentares mais restritivos ou porque são mais segregadas socialmente por causa dos seus hábitos alimentares”, acrescentou a investigadora, apesar de salvaguardar que são necessários mais estudos para averiguar os motivos.

Ao contrário de estudos anteriores, esta investigação não permitiu concluir que uma dieta à base de vegetais está associada a uma tendência de comportamento neurótico. Além disso, a equipa não conseguiu confirmar se a dieta vegetariana está mais frequentemente associada a estados depressivos. “Não conseguimos detetar uma correlação.”

ZAP //

25 Comments

  1. Concordo os vegetarianos e ou veganos são bastante seletivos em relação a alimentação e consequentemente as suas companhias já que somos em número menor em relação aos que ainda se alimentam de cadáveres de animais

    • E há os que se só se alimentam de “cadáveres” de plantas, comem os filhos das plantas (sementes) e por vezes só umas partes (folhas, raízes) desses seres que antes estavam vivos e floresciam! Tb e provavelmente nem mamaram nas mamas das mães, só beberam “leite” de soja, arroz e outros líquidos naturais, escondidos nos berços para que minguem os visse sorver essas dádiva da natureza vegetal! Quando adultos são reconhecidos por terem os incisivos enormes (tipo coelho) e falta de caninos na dentadura.

      • Só baboseiras, próprio de quem é ignorante na matéria.
        Vá estudar e teste uns meses, e se o fizer, estou certo de que mudaria o seu diacurso.

      • Nasceste mamífero suponho, logo mamas, precisas de proteína rápida e eficiente e tens um estômago, não tens panças como as vacas. No entanto podes tb comer frutos, flores e tudo o que te apetecer, haja vontade e disponibilidade. Por outro lado podes tb prescindir de carne de peixes, de carne de mamiferos, de insectos de aves, de moluscos e de tudo o que tu aches que é um ser vivo. Alias na minha zona há grupo de melros que quer impedir os outros melros de comer minhocas, porque só comem amoras silvestres. Podes inclusive deixar de comer e viver do ar (cuidado com as bufas de feijão e couve, que o contaminam). Se te alimentares só de sementes come tb areia e pedrinhas, já que deves ter moela. A ignorância é própria de seres pensantes,que serão sempre ignorantes por muito que saibam ou procurem saber, tu não és ignorante, já que nasceste provavelmente de enxertia.

  2. O objetivo do estudo era provar que os vegetarianos e vegans tinham mais propensão para psicopatias ! O estudo não indicou indícios ! Se os cientistas tivessem como tema de investigação vegetarianos e vegans assassinos , também não iriam encontrar indícios ! Que ciência ! Parabéns !

  3. Fui vegetariana a 18 anos e agora vegana a 2 anos. Interessante que sempre estou com sobrepeso, minha endocrinologista fala que sou saudável e como saudável, porém para ser magro não depende de ser ou ñ vegetariano ou vegano, o que conta é a quantidade do que comemos. Minha filha é vegetariana desde o ventre, tem uma saúde perfeita e é super extrovertida e convivemos com todos tipos de pessoas. O preconceito as vezes estão nas pessoas

  4. Erika você percebeu o texto??? A publicação não diz que os vegetarianos são todos introvertidos, como tbm não diz que os não vegetarianos são todos alegres sorridentes e extrovertidos .. Volta a ler com mais atenção…

  5. A resposta para isso é simples.

    Imagina ires ao supermercado e ver crianças fatiadas ao meio, assadas por inteiro com uma maçã na boca.

    Nós somos obrigados a conviver todo dia com uma sociedade assasina e ver corpos de nossos queridos animais apresentados por aí, e ainda temos que ouvir que nos estamos errados.

  6. Sou vegetariano pelo mesmo motivo que Hitler era vegetariano. Não gosto de pessoas, detesto o ser humano, porém, adoro o restante dos animais (magnífica a cadeia alimentar, natural e simples). O ser humano é a única espécie que não conseguem manter um padrão de qualidade, sempre criando pessoas acéfalas e sem propósitos. Um dia eu irei realizar meu sonho de matar uns 70% da humanidade, deixar somente as pessoas decentes.

      • Tu além de ignorante em toda a linha é bruta e nem sonhas pelos ciatos que o és.
        Mais vale ser vegan consciente e sensível, do que ignorante, bruta, insensível ao mundo qhe o rodeia, e inconsciente disso tudo. Teria pena de ti, não fora os danos gratuítos que provocas, e ainda mandas essas bojardas pela matraca

  7. Concordo consigo quanto ao acima ser psicopata nas suas ideias (deverá estar a delirar, só metê-lo numa camisa de forças e vigiá-lo)
    Quanto ao resto, é você que não está bem. Primeiro desconhece sobre o que fala, pois nem sabe que a desprezada alimentação vegan até a beneficiaria em múltiplas facetas, entre as quais, a da saúde, fisica e mental, pois tornar-se-ia numa pessoa mais consciente, sensível, generosa e em sintonia com o que a rodeia.
    Segundo, mostra uma intolerância para quem defende o respeito pelos animais, e é contra a prática de violência gratuita contra os animais, algo que devido à sua total ignorância sobre o assunto, mostra indiferença e alguma agressividade.
    Tem a obrigação de procurar eduacar-se, pois atualmente ninguém tem desculpa de, numa sociedade de informação e de (des)conhecimento, pode dizer barbaridades tais, e mantidas, e na linha como a que se ouvem e são ensinadas pelos próprios professores de Biologia na escola: que o ser humano é omnívoro, que comer carne é natural (no sentido de ser muito adequado) ao ser humano e que faz bem à saúde, etc. Não é necessária, não é saudável, no sentido de que quanto menor melhor para a saúde, é anti-ético, é anti-económico (nem sonha) para o geral das pessoas, é geradora de uma brutal ação poluidora, destruidora brutal de ecosistemas naturais e levam o planeta ao limite, e porque a maioria dos microorganismos q nos provocam doenças provêm ou são originados pelo consumo e uso e/ou exploração de animais portadores naturias desses microorganismos, de q esta pandemia e as últimas 10 são exemplo, etc, etc, etc

  8. Com certeza é uma dieta mais saudável… embora necessite suplemento de B12 e outras vits e oligoelentos como qq dieta…

    Mas… sinceramente… não dá p ser feliz como os que comem de tudo… confraternizam… e gostam de degustar…

    Porque comida vegana não sacia o prazer do paladar… é muito culinária muito sem graça!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.