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Montenegro tem uma carta na manga para promover o turismo

Para incentivar o turismo, Montenegro tem a intenção de usar a carta da segurança sanitária para convencer os turistas estrangeiros a visitar o país.

No dia 25 de maio, Montenegro declarou-se um “país livre de coronavírus” ao considerar que venceu a pandemia de covid-19 no seu território, que não regista agora nenhum caso de infeção. Agora, quer usar essa segurança como trunfo para atrair turistas estrangeiros.

Neste pequeno país, o turismo representa um quinto do PIB e do emprego. “As pessoas estão à procura segurança”, disse à AFP Ana Nives Radovic, diretora da associação de turismo de Kotor, uma cidade medieval, declarada Património da Humanidade pela UNESCO. “As pessoas querem um destino onde possam sentir-se confiantes.”

Ainda que o setor esteja empenhado em reavivar o turismo, a recuperação económica será complicada. A Organização Mundial de Turismo (OMT) prevê um colapso de 60% a 80% do número de turistas internacionais neste território, de acordo com o ABC.

Além disso, as condições para a reabertura de fronteiras na Europa permanecem incertas, assim como as condições para a retoma do tráfego aéreo. Espera-se que o número de turistas no Montenegro seja muito inferior aos 2,6 milhões que visitaram o país em 2019.

Esta situação é agravada pelo facto de Montenegro só abrir portas a turistas de países considerados seguros. Apesar de os croatas, os austríacos ou os gregos serem bem-vindos, esse não será o caso dos britânicos e dos russos, que representam grandes mercados para a indústria do turismo local.

ZAP //

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