Montenegro tem uma carta na manga para promover o turismo

Para incentivar o turismo, Montenegro tem a intenção de usar a carta da segurança sanitária para convencer os turistas estrangeiros a visitar o país.

No dia 25 de maio, Montenegro declarou-se um “país livre de coronavírus” ao considerar que venceu a pandemia de covid-19 no seu território, que não regista agora nenhum caso de infeção. Agora, quer usar essa segurança como trunfo para atrair turistas estrangeiros.

Neste pequeno país, o turismo representa um quinto do PIB e do emprego. “As pessoas estão à procura segurança”, disse à AFP Ana Nives Radovic, diretora da associação de turismo de Kotor, uma cidade medieval, declarada Património da Humanidade pela UNESCO. “As pessoas querem um destino onde possam sentir-se confiantes.”

Ainda que o setor esteja empenhado em reavivar o turismo, a recuperação económica será complicada. A Organização Mundial de Turismo (OMT) prevê um colapso de 60% a 80% do número de turistas internacionais neste território, de acordo com o ABC.

Além disso, as condições para a reabertura de fronteiras na Europa permanecem incertas, assim como as condições para a retoma do tráfego aéreo. Espera-se que o número de turistas no Montenegro seja muito inferior aos 2,6 milhões que visitaram o país em 2019.

Esta situação é agravada pelo facto de Montenegro só abrir portas a turistas de países considerados seguros. Apesar de os croatas, os austríacos ou os gregos serem bem-vindos, esse não será o caso dos britânicos e dos russos, que representam grandes mercados para a indústria do turismo local.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Berardo abre museu em Estremoz com fundos da União Europeia

O semanário Expresso avança na sua edição deste sábado que Joe Berardo instalou um museu em Estremoz, no distrito de Évora, financiado, na sua grande maioria, com fundos da União Europeia (UE). De acordo com o …

Há três dias que os casos aumentam em Itália. Espanha endurece medidas

Os casos de novas infeções com o novo coronavírus aumentaram pelo terceiro dia consecutivo, em Itália, onde nas últimas 24 horas se registaram mais 276 contaminações, comparando com 229, 193 e 138, nos dias anteriores. O …

MP investiga juiz acusado de pagar por sexo enquanto ouvia menores abusados (ele alega que o querem tramar)

O Ministério Público (MP) instaurou um inquérito à denúncia feita, no Parlamento, pela dona de uma casa de prostituição que revelou que um juiz pedia para lhe fazerem sexo oral enquanto via vídeos dos menores …

Câmara de Sintra admite 700 casos confirmados que ainda não foram contactados

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, admitiu que existem cerca de 700 casos positivos de covid-19 no concelho que, apesar de identificados, não foi ainda possível contactar. Em entrevista ao jornal Público …

Jesus quer regressar ao Benfica. Acordo deve ficar fechado nas próximas horas

O futuro de Jorge Jesus continua a fazer correr muita tinta. Em Portugal, diz-se que o treinador tem um acordo quase fechado para regressar ao Benfica, enquanto que no Brasil há garantias de que ficará …

Erdogan anuncia que Santa Sofia volta a ser uma mesquita. UNESCO lamenta profundamente

O Presidente turco anunciou que as primeiras orações coletivas muçulmanas serão realizadas em 24 de julho em Santa Sofia, convertida em mesquita, acrescentando que o edifício permanecerá aberto a visitantes de todos os credos. "Vamos fazer …

PSD tem um substituto para o modelo Infarmed: reuniões no Parlamento transmitidas na televisão

O PSD considera que o "modelo Infarmed" já deu o que tinha a dar e, por isso, propõe substituí-lo por encontros públicos. O Expresso teve acesso a um projeto de resolução do PSD, entregue esta sexta-feira, …

José Mourinho diz que já não celebra golos (e explica porquê)

O treinador português José Mourinho diz que já não celebra os golos marcados pelo Tottenham, atribuindo as culpas deste seu comportamento ao VAR. "Eu já não celebro os golos, porque eu nunca sei se vai ser …

“O que aí vem ainda será pior”, avisa Costa e Silva

O diretor diretor executivo da petrolífera Partex, António Costa Silva, convidado pelo Governo para estudar um plano de retoma económica para o período pós-pandemia, acredita que "o que vem aí será pior". Em declarações ao jornal …

Países Baixos processam Rússia por envolvimento no derrube do voo MH17

O Governo dos Países Baixos anunciou que vai processar a Rússia perante o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem (TEDH) “pelo seu envolvimento na destruição do voo MH17”, abatido em 2014 quando sobrevoava a Ucrânia. A …