/

“Vila de bem-estar”. Na Suécia, há uma aldeia inteira à venda

A casa de leilões internacional Christie’s está a vender uma aldeia inteira por 7,2 milhões de dólares. Chama-se Satra Brunn, localiza-se no município de Sala, na Suécia, e tem 70 casas, algumas das quais datam do século XVIII.

A vila foi fundada em 1700, quando, numa altura em que despertou um grande interesse em toda a Europa por fontes e banhos terapêuticos, um médico comprou a terra que circundava uma fonte de água, cuja qualidade considerava excecional.

O médico cavou um poço, construiu uma casa de banhos, uma igreja, um hospital e uma casa. Os boatos sobre as propriedades curativas da água espalharam-se rapidamente e alimentaram o desenvolvimento do local, que hoje possui a reputação de um sítio de bem-estar.

Na época, as fontes naturais eram populares. Acreditava-se que beber e tomar banho nelas oferecia benefícios à saúde, como bem-estar e a cura de doenças.

Na década de 1740, o médico vendeu a terra a um bispo que a transferiu para a Universidade de Upsala, que usou a vila como um centro holístico de pesquisa e tratamento entre 1747 e 1999.

Desde 2002, Satra Brunn é administrada por 15 moradores locais que queriam “preservar a unidade e a história”, mas agora precisam de mais alguém para cuidar dessa herança, disse um dos proprietários da vila, Mats Wikman, ao jornal norte-americano The New York Times.

Atualmente, Satra Brunn, como nos últimos 300 anos, vive dos negócios de spa e bem-estar. A aldeia ganha rendas com o hotel, restaurante, complexo de spa com piscina coberta, sauna e ginásio, e também possui um centro de conferências, um jardim de infância para cerca de 40 crianças e a produção local de água de nascente local. Além disso, são organizados festivais e concertos.

A vila tem cerca de 242.811 metros quadrados e mais 339.936 metros quadrados de terrenos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.