“Vila de bem-estar”. Na Suécia, há uma aldeia inteira à venda

A casa de leilões internacional Christie’s está a vender uma aldeia inteira por 7,2 milhões de dólares. Chama-se Satra Brunn, localiza-se no município de Sala, na Suécia, e tem 70 casas, algumas das quais datam do século XVIII.

A vila foi fundada em 1700, quando, numa altura em que despertou um grande interesse em toda a Europa por fontes e banhos terapêuticos, um médico comprou a terra que circundava uma fonte de água, cuja qualidade considerava excecional.

O médico cavou um poço, construiu uma casa de banhos, uma igreja, um hospital e uma casa. Os boatos sobre as propriedades curativas da água espalharam-se rapidamente e alimentaram o desenvolvimento do local, que hoje possui a reputação de um sítio de bem-estar.

Na época, as fontes naturais eram populares. Acreditava-se que beber e tomar banho nelas oferecia benefícios à saúde, como bem-estar e a cura de doenças.

Na década de 1740, o médico vendeu a terra a um bispo que a transferiu para a Universidade de Upsala, que usou a vila como um centro holístico de pesquisa e tratamento entre 1747 e 1999.

Desde 2002, Satra Brunn é administrada por 15 moradores locais que queriam “preservar a unidade e a história”, mas agora precisam de mais alguém para cuidar dessa herança, disse um dos proprietários da vila, Mats Wikman, ao jornal norte-americano The New York Times.

Atualmente, Satra Brunn, como nos últimos 300 anos, vive dos negócios de spa e bem-estar. A aldeia ganha rendas com o hotel, restaurante, complexo de spa com piscina coberta, sauna e ginásio, e também possui um centro de conferências, um jardim de infância para cerca de 40 crianças e a produção local de água de nascente local. Além disso, são organizados festivais e concertos.

A vila tem cerca de 242.811 metros quadrados e mais 339.936 metros quadrados de terrenos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PayPal resiste à pandemia. Volume de pagamentos cresce 30% no segundo trimestre

O volume de pagamentos através do PayPal cresceu 30% no segundo trimestre. A empresa parece resistir à pandemia de covid-19, que abalou o setor das viagens, cujos pagamentos estão muitas vezes associados a meios eletrónicos. …

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de beberem desinfetante para as mãos

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de ingerirem desinfetante para as mãos à base de álcool, revelou um relatório do Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) do país esta quarta-feira publicado. De …

Jim Hackett deixa a Ford após três anos de liderança

Ao fim de três anos como CEO da Ford, Jim Hackett será substituído por Jim Farley. Um mandato que fica marcado por problemas financeiros, de produção e pela morte dos três volumes e utilitários. O mandato …

Covid-19: Portugal tem mais 186 casos e quatro pessoas morreram desde sexta-feira

Portugal regista hoje mais quatro mortos e 186 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sexta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o relatório da DGS sobre a situação …

Versão americana da Eurovisão chega em 2021

O Festival Eurovisão da Canção — o maior espetáculo de entretenimento televisivo do mundo — vai chegar aos Estados Unidos no final do próximo ano. A novidade foi divulgada, esta sexta-feira (7), em comunicado oficial. A …

Contratações na TVI após apoios financeiros "suscitam preocupação"

O professor universitário e ex-ministro Miguel Poiares Maduro manifestou "preocupação" relativamente às contratações na TVI, da Media Capital, grupo que beneficia do apoio do Estado, através da compra antecipada de publicidade institucional. Em entrevista à Lusa, …

Invocando Sá Carneiro, Miguel Albuquerque também defende diálogo entre PSD e Chega

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, defendeu que o PSD deve dialogar com vários partidos, incluindo o Chega de André Ventura. Depois de Rui Rio admitir em entrevista à RTP que poderá vir …

Sobe para 18 o número de mortos no acidente de avião na Índia

As autoridades indianas atualizara para 18 o número de mortes no acidente com o avião da Air India Express, que voava do Dubai para Kozhikode, no sul da Índia, e que se partiu em dois …

Luz verde para reabertura de centros de dia. DGS sugere dois metros de distância entre idosos

Os centros de dia vão poder reabrir a partir de 15 de agosto, mas de forma faseada e condicionados a uma avaliação prévia da Segurança Social e entidade de saúde local sempre que funcionem juntamente …

Vacina russa para a covid-19 preocupa cientistas. País pode estar a saltar etapas

Países de todo o mundo continuam na corrida por uma vacina contra a covid-19. A Rússia diz estar prestes a anunciar a vacina, deixando preocupada a comunidade científica, ao passo que Itália avança para os …