“Vila de bem-estar”. Na Suécia, há uma aldeia inteira à venda

A casa de leilões internacional Christie’s está a vender uma aldeia inteira por 7,2 milhões de dólares. Chama-se Satra Brunn, localiza-se no município de Sala, na Suécia, e tem 70 casas, algumas das quais datam do século XVIII.

A vila foi fundada em 1700, quando, numa altura em que despertou um grande interesse em toda a Europa por fontes e banhos terapêuticos, um médico comprou a terra que circundava uma fonte de água, cuja qualidade considerava excecional.

O médico cavou um poço, construiu uma casa de banhos, uma igreja, um hospital e uma casa. Os boatos sobre as propriedades curativas da água espalharam-se rapidamente e alimentaram o desenvolvimento do local, que hoje possui a reputação de um sítio de bem-estar.

Na época, as fontes naturais eram populares. Acreditava-se que beber e tomar banho nelas oferecia benefícios à saúde, como bem-estar e a cura de doenças.

Na década de 1740, o médico vendeu a terra a um bispo que a transferiu para a Universidade de Upsala, que usou a vila como um centro holístico de pesquisa e tratamento entre 1747 e 1999.

Desde 2002, Satra Brunn é administrada por 15 moradores locais que queriam “preservar a unidade e a história”, mas agora precisam de mais alguém para cuidar dessa herança, disse um dos proprietários da vila, Mats Wikman, ao jornal norte-americano The New York Times.

Atualmente, Satra Brunn, como nos últimos 300 anos, vive dos negócios de spa e bem-estar. A aldeia ganha rendas com o hotel, restaurante, complexo de spa com piscina coberta, sauna e ginásio, e também possui um centro de conferências, um jardim de infância para cerca de 40 crianças e a produção local de água de nascente local. Além disso, são organizados festivais e concertos.

A vila tem cerca de 242.811 metros quadrados e mais 339.936 metros quadrados de terrenos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Berardo abre museu em Estremoz com fundos da União Europeia

O semanário Expresso avança na sua edição deste sábado que Joe Berardo instalou um museu em Estremoz, no distrito de Évora, financiado, na sua grande maioria, com fundos da União Europeia (UE). De acordo com o …

Há três dias que os casos aumentam em Itália. Espanha endurece medidas

Os casos de novas infeções com o novo coronavírus aumentaram pelo terceiro dia consecutivo, em Itália, onde nas últimas 24 horas se registaram mais 276 contaminações, comparando com 229, 193 e 138, nos dias anteriores. O …

MP investiga juiz acusado de pagar por sexo enquanto ouvia menores abusados (ele alega que o querem tramar)

O Ministério Público (MP) instaurou um inquérito à denúncia feita, no Parlamento, pela dona de uma casa de prostituição que revelou que um juiz pedia para lhe fazerem sexo oral enquanto via vídeos dos menores …

Câmara de Sintra admite 700 casos confirmados que ainda não foram contactados

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, admitiu que existem cerca de 700 casos positivos de covid-19 no concelho que, apesar de identificados, não foi ainda possível contactar. Em entrevista ao jornal Público …

Jesus quer regressar ao Benfica. Acordo deve ficar fechado nas próximas horas

O futuro de Jorge Jesus continua a fazer correr muita tinta. Em Portugal, diz-se que o treinador tem um acordo quase fechado para regressar ao Benfica, enquanto que no Brasil há garantias de que ficará …

Erdogan anuncia que Santa Sofia volta a ser uma mesquita. UNESCO lamenta profundamente

O Presidente turco anunciou que as primeiras orações coletivas muçulmanas serão realizadas em 24 de julho em Santa Sofia, convertida em mesquita, acrescentando que o edifício permanecerá aberto a visitantes de todos os credos. "Vamos fazer …

PSD tem um substituto para o modelo Infarmed: reuniões no Parlamento transmitidas na televisão

O PSD considera que o "modelo Infarmed" já deu o que tinha a dar e, por isso, propõe substituí-lo por encontros públicos. O Expresso teve acesso a um projeto de resolução do PSD, entregue esta sexta-feira, …

José Mourinho diz que já não celebra golos (e explica porquê)

O treinador português José Mourinho diz que já não celebra os golos marcados pelo Tottenham, atribuindo as culpas deste seu comportamento ao VAR. "Eu já não celebro os golos, porque eu nunca sei se vai ser …

“O que aí vem ainda será pior”, avisa Costa e Silva

O diretor diretor executivo da petrolífera Partex, António Costa Silva, convidado pelo Governo para estudar um plano de retoma económica para o período pós-pandemia, acredita que "o que vem aí será pior". Em declarações ao jornal …

Países Baixos processam Rússia por envolvimento no derrube do voo MH17

O Governo dos Países Baixos anunciou que vai processar a Rússia perante o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem (TEDH) “pelo seu envolvimento na destruição do voo MH17”, abatido em 2014 quando sobrevoava a Ucrânia. A …