/

António Mexia arrisca-se a ser suspenso como presidente da EDP

3

Miguel A. Lopes / Lusa

O presidente do Conselho de Administração Executivo da EDP, António Mexia

Os presidentes executivos da EDP e da EDP Renováveis, assim como o administrador executivo da REN, arriscam-se a ser suspensos de funções.

De acordo com o jornal online Observador, António Mexia, presidente executivo da EDP, João Manso Neto, presidente executivo da EDP Renováveis, e João Conceição, administrador executivo da REN, arriscam-se a ser suspensos das suas funções.

O Ministério Público (MP) promoveu novos interrogatórios aos gestores, no âmbito do caso EDP, para agravamento das medidas de coação devido à descoberta de novos factos que estão relacionados com as suas funções.

Segundo o jornal online ECO, que cita o Observador, será o juiz Carlos Alexandre a decidir as medidas de coação, que podem ir desde o depósito de uma caução junto dos autos à suspensão das funções.

O jornal Correio da Manhã avançou, esta segunda-feira, que os três vão ser ouvidos na primeira semana de junho, no Tribunal Central de Instrução Criminal, em Lisboa. Será a primeira vez que os administradores da EDP vão ser interrogados desde que foram constituídos arguidos.

De acordo com o CM, os procuradores do MP querem ouvir os administradores da elétrica sobre os prémios e regalias que receberam enquanto presidentes-executivos da EDP e EDP Renováveis.

O inquérito investiga suspeitas de corrupção e favorecimento à EDP na questão da introdução dos Custos de Manutenção do Equilíbrio Contratual (CMEC).

Os CMEC foram criados em 2004, durante o Governo de Durão Barroso, na sequência da liberalização do mercado da eletricidade, e são uma compensação relativa à cessação antecipada de contratos de aquisição de energia (CAE).

ZAP //

3 Comments

  1. Os presidentes da EDP ganham milhões, os presidentes do novo banco ganham milhões, os presidentes da RTP ganham centenas de milhares, se isto não é fascismo então o que é?

  2. Se não fosse o belo e inteligente príncipe, Rui Pinto, a acordar a bela adormecida da nossa justiça, ela ainda hoje continuaria no seu profundo sono,indiferente ao que se passava ao seu redor. Os anos passavam e tudo isto prescreveria e seria arquivado, como é habitual. Mas o que é estranho é que o Rui Pinto continue detido e estes presumíveis autores de verdadeiros crimes lesa pátria, façam pouco de todos nós passeando-se e gastando faustosamente as suas acumuladas fortunas! É por estas, e outras semelhantes, que os países nórdicos não estão muito dispostos a contribuirem para ajudar países onde se passam tais desaforos!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.