Após conquistar grande sucesso com a sua linha de tablets, a Amazon enfrenta agora diretamente o poderio da Apple e da Samsung com um novo smartphone, totalmente integrado no ecossistema de compras e conteúdos da empresa.
O Fire Phone, apresentado pelo fundador da Amazon, Jeff Bezos, tem um ecrã de alta definição de 4,7″, processador quad-core de 2.2GHz, GPU Adreno 330, 2GB de RAM e câmara traseira de 13MP.
O dispositivo tem como sistema operativo uma versão customizada de Android, sem os serviços da Google embutidos. O chassis do telefone é revestido com Gorilla Glass 3, de alta resistência a riscos.
Na parte frontal, além da câmara de 2MP, o aparelho conta com mais três itens, que rastreiam a posição do rosto do utilizador e aplicam perspetiva 3D a conteúdos especialmente preparados. Mapas, jogos e imagens podem tirar proveito da tecnologia. Até agora, apenas ecrãs especiais conseguiam simular o efeito. Com o Fire Phone, as imagens parecem saltar do aparelho quando o recurso é ativado.
O Fire Phone dá acesso à loja Kindlestore, com 500 mil aplicações exclusivas e milhões de livros. Assim, tal como o último modelo do Kindle Fire, o smartphone conta com o suporte MayDay, que oferece suporte técnico instantâneo por meio de videoconferência.
Exclusiva do dispositivo, a aplicação Firefly é capaz de identificar objetos, códigos de barras, endereços de e-mail, códigos QR e até obras de arte. O programa também consegue reconhecer músicas, filmes e programas de TV.
A Amazon disponibilizou o kit de programação do Firefly para que aplicações de terceiros tenham acesso à tecnologia. O Amazon Fire Phone estará disponível na operadora americana AT&T por 200 dólares (32 GB) e 300 dólares (64 GB) com fidelização de dois anos, e 649/749 dólares sem contrato. Está já em pré-venda nos Estados Unidos, e será entregue a partir de 25 de Junho.
Não há ainda informação sobra data de comercialização em Portugal.
// B!T