Avichai Socher / IDF

Iron Dome, ou “Cúpula de Ferro”, o sistema antimíssil de Israel
O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou que os Estados Unidos vão ter até 2029 um novo sistema de defesa antimíssil, que apelidou de “Cúpula Dourada”.
À semelhança da mítica Cúpula de Ferro que defende Israel, Donald Trump anunciou a criação de uma Cúpula de Ouro para os EUA.
“Tenho o prazer de anunciar que selecionámos oficialmente uma arquitetura para este sistema de defesa de última geração“, disse o presidente norte-americano, aos jornalistas na Sala Oval da Casa Branca, esta terça-feira.
Trump acrescentou que o Canadá vai juntar-se ao projeto, que estará operacional no final do seu mandato, em 2029, e custará um total de “aproximadamente 175 mil milhões de dólares (155 mil milhões de euros) quando estiver concluído”.
A “Cúpula Dourada” é inspirada no sistema de defesa antimíssil israelita Iron Dome – “Cúpula de Ferro” – daí derivando o nome adotado por Trump.
O que é a Iron Dome?
Israel, como se sabe, tem um dos melhores sistemas de defesa aérea a nível mundial.
Aliás, tem um dos melhores sistemas de defesa do mundo no geral – esse foi um dos fatores surpreendentes quando o Hamas atacou Israel no dia 7 de Outubro do ano passado.
No sistema de defesa aérea destaca-se a Cúpula de Ferro, ou Iron Dome. Como lembra a RTP, este sistema foi criado em 2006, na altura do conflito no Líbano com o Hezbollah – que matou dezenas de israelitas através de ataques aéreos. Só começou a ser utilizado cinco anos depois.
Combate essencialmente armas de curto alcance. Opera sob qualquer clima, usa radares para localizar rockets, drones ou mísseis e consegue identificar quais vão atingir zonas habitadas – ou seja, só trava os aparelhos que iam atingir pessoas ou construções.
Israel tem várias baterias associadas à Cúpula de Ferro: cada bateria tem três a quatro lançadores que conseguem disparar 20 mísseis intercetores. Os mísseis percorrem um trajeto em arco e, nessa viagem, destroem os mísseis ou drones inimigos.
Cada intercetor do Iron Dome, com 3 metros de comprimento e 15 centímetros de largura, custa cerca de 40 mil euros. Já um sistema completo (radares, computadores e três a quatro lançadores) custa quase 100 milhões de euros.
Israel tem 10 sistemas Cúpula de Ferro a funcionar.
Agora, Trump quer um “brinquedo” parecido.
ZAP // Lusa