/

Diocese de Braga investiga duas queixas de abusos sexuais de menores

O Jornal de Notícias avança esta terça-feira na sua edição impressa que a Diocese de Braga está a investigar duas queixas de alegados abusos sexuais de menores.

Em declarações ao matutino, o bispo auxiliar D. Nuno Almeida disse que a Comissão de Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis da Arquidiocese de Braga está a investigar duas queixas de alegados abusos sexuais por parte de dois elementos do clero.

Em causa estão duas queixas recentes, de acordo com o mesmo jornal, que recorda que esta comissão foi uma das primeiras a ser criadas em Portugal, seguindo as orientações do Vaticano e da Conferência Episcopal Portuguesa.

Apesar de as queixas serem recentes, os abusos terão sido cometidos há mais de trinta anos, segundo adianta a SIC Notícias.

Uma das queixas está em fase de investigação e visa um sacerdote que até há pouco tempo exercia funções num cargo importante da Cúria; já a segunda queixa visa também um pároco que faleceu há uns anos, o que deverá levar ao arquivamento da queixa.

O JN recorda ainda que as 20 dioceses de Portugal tinham de criar estas comissões de investigação até ao mês de junho. Contudo, as dioceses de Beja, Guarda, Viana do Castelo, Viseu, Coimbra e Setúbal ainda não o fizeram, segundo observa a TVI24.

Sete das comissões já criadas garantiram ao JN não ter recebido qualquer denúncia: Bragança-Miranda, Évora, Funchal, Lamego, Leiria-Fátima, Lisboa e Santarém.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.