/

“Desmotivados”. ARS Norte não vai pagar horas extra a médicos de saúde pública

2

A Associação dos Médicos de Saúde Pública queixa-se da decisão da Autoridade Regional de Saúde (ARS) do Norte que decidiu não pagar horas extraordinárias a estes profissionais desde que a covid-19 chegou a Portugal.

A notícia é avançada esta sexta-feira pela TSF.

O presidente da associação, Ricardo Mexia, refere que o subsídio de disponibilidade permanente que estes médicos recebem não se enquadra no aumento do volume de trabalho que se regista há mais de dois meses

“As horas trabalhadas que, na prática, há várias semanas, têm sido de rotina, têm sido todos os dias – os médicos de saúde pública trabalham muito mais horas do que aquelas que têm no seu horário – essas horas dificilmente podem ser enquadradas ao abrigo deste regime”, explica Ricardo Mexia em declarações à TSF.

O mesmo responsável frisa que esta atitude da ARS Norte vai contribuir para uma atitude menos positiva entre estes profissionais de saúde.

“Estamos a falar de profissionais que, há muitas semanas, estão a dar o melhor de si para controlar o problema. Naturalmente, perante uma situação destas ficam um pouco abalados, desiludidos, desmotivados. Espero que isso se vá resolver oportunamente”.

A TSF observa ainda que, para já, a ARS Norte foi a única administração regional de saúde a dar conta de que não pretende pagar horas extras aos médicos de saúde pública.

Portugal registou nesta quinta-feira 1.184 mortes relacionadas com a covid-19, mais nove do que na quarta-feira, e 28.319 infetados (+187). Em comparação com os dados de quarta-feira, constatou-se um aumento de óbitos de 0,8%.

ZAP //

2 Comments

  1. Então para que serve o subsídio de disponibilidade permanente?!
    Já alguma vez foi utilizado? Quantos estão a recebê-lo e há quanto tempo?

  2. Ora aqui está, batam-lhes as palmas e mandem-nos dar uma volta!

    Quem não percebe que estar disponível para atender a situações extraordinárias pontuais é diferente de atender a situações extraordinárias com regularidade durante dois meses consecutivos e em alguns casos diariamente?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.