/

DARPA prestes a lançar uma versão militar da constelação Starlink da Space X

(cv) Youtube

A Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (DARPA) pretende em breve lançar para órbita um conjunto de satélites, semelhantes à “constelação” Starlink da empresa Space X do multimilionário Elon Musk.

A informação é avançada pelo portal C4ISRNET, que dá conta que esta espécie de versão militar da Starlink, batizada de Blackjack, lançará o primeiro satélite ainda este ano.

O portal Futurism recorda que, apesar de faltarem ainda muitas etapas – realização de testes, simulações e lançamentos – até à conclusão do Blackjack, esta mudança pode representar o primeiro passo para uma rede global de comunicações militares.

À semelhança da Starlink de Musk, o Blackjack da DARPA foi projetado para culminar numa constelação de satélites de baixa órbita. Numa nota enviada ao C4ISRNET, a DARPA detalha que o “Blackjack procura desenvolver e validar elementos críticos de redes autónomas globais de alta velocidade na órbita baixa da Terra”.

O sistema, pode ler-se, “comprovará uma capacidade que poderá dotar o Departamento de Defesa de uma cobertura altamente conectada, resiliente e persistente”.

O lançamento do primeiro satélite – o Mandrake 1 – bem como outros três previstos para 2021, servirão como demonstração para algumas das capacidades tecnológicas esperadas da rede completa de satélites Blackjack.

Estes testes iniciais, detalha ainda o portal Futurism, incluem o processamento de supercomputadores, comunicação com rádios táticos e entre satélites.

É importante acertar no design“, começou por explicar Paul Thomas, responsável pelo projeto Blackjack em declarações ao C4ISRNET.

“Primeiro focamos nas comunicações e nas cargas, depois no sistema autónomo de gestão de missões, a que chamamos Pit Boss. Prevemos começar a integrar as duas primeiras cargas úteis militares no próximo verão com o lançamento no final de 2021, seguido da restante sub-constelação de demonstração do Blackjack em 2022”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.