/

Pai de Valentina nega responsabilidade na morte da menina. Madrasta diz que não podia ter feito nada

19

Paulo Cunha / Lusa

O pai de Valentina, a menina de nove anos que foi encontrada sem vida este fim-de-semana em Peniche, nega qualquer responsabilidade na morte da sua filha.

Em declarações ao juiz de instrução nesta terça-feira, conta o jornal Observador, o pai de Valentina mantém a mesma versão que apresentou aos inspetores da Polícia Judiciária (PJ), alegando que não é responsável pela morte da menina.

A madrasta de Valentina, ouvida também nesta terça-feira, nega igualmente responsabilidades na morte da menina, dizendo que não podia ter feito nada para evitar este desfecho. Ambos apresentaram uma versão idêntica do que terá acontecido.

O Correio da Manhã detalha que a madrasta de Valentina terá contado que assistiu a tudo e que nada fez porque o seu companheiro a obrigou a ficar calada, forçando-a depois a vestir a menina e a acompanhá-lo na ocultação do cadáver.

O pai da menina, conta ainda o CM, insistiu na tese de morte acidental, hipótese já descartada pelos inspetores da PJ. Tal como frisa o jornal Público, as autoridades não têm dúvidas de que houve um crime de assassinato e de ocultação de cadáver.

O relatório preliminar da autópsia a Valentina aponta para uma morte violenta, com lesões na cabeça e indícios de asfixia. De acordo com a SIC Notícias, as marcas encontradas no corpo da criança terão sido resultado de uma única agressão, ainda na manhã de quarta-feira, mas apenas durante a noite é que o corpo foi transportado pelos dois suspeitos.

O juiz de instrução do Tribunal de Leiria aplicou esta quarta-feira a medida de coação de prisão preventiva ao pai e à madrasta de Valentina.

O pai da menina está fortemente indiciado pelo crime de homicídio qualificado, profanação de cadáver e violência doméstica, estando a sua companheira fortemente indiciada pela coautoria de homicídio qualificado, violência doméstica, omissão e dolo.

O Ministério Público tinha pedido nesta terça-feira ao juiz de instrução para aplicar a medida de prisão preventiva, a mais gravosa das medidas de coação.

Hipótese de desaparecimento não convenceu a PJ

O Expresso escreve, citando fontes policiais, que, desde o primeiro momento, a PJ desconfiou da hipótese de desaparecimento apresentada pelo pai e pela madrasta da menina. As versões “demasiado certinhas” relatadas por ambos causam desconfiança.

Nunca pusemos o pai fora de suspeita. Alguma coisa tinha acontecido no círculo familiar”, revelou ao semanário uma fonte da PJ. “O que sabemos é que ambos são suspeitos da morte, mas ainda não sabemos quem é que fez o quê”.

A menina, de nove anos, foi dada como desaparecida na manhã de quinta-feira por uma denúncia feita pelo pai no posto da GNR de Peniche. As buscas contaram com o envolvimento de “mais de 600 elementos ativos, numa área de percorrida de sensivelmente de quase 4 mil hectares, palmilhada mais do que uma vez”.

O corpo da criança foi encontrado a meio da manhã deste domingo, mas a PJ não quis confirmar se foram os suspeitos a indicar o local onde deixaram a vítima.

ZAP //

19 Comments

  1. Não devia ser tratado de pai. Pai é outra coisa. Chamem-lhe, organismo vivo ou algo assim. Pai é proteção, perdão, amor incondicional, ternura, alegria, aconselhamento, enfim, coisas boas. Quando leio ou ouço chamarem pai a esta coisa sinto, além da tristeza, vergonha alheia. Quase como se me insultassem, a mim e a todos os pais do mundo.

  2. Estes se apanharem 25 anos, com bom comportamento saiem ao fim de uns 10 ou 15 anos, é sim a justiça em Portugal, devia ser em outros países que hoje já não existiam esses vermes.
    Ainda vão com tudo grátis cama e comer e etc… e o povo a pagar!
    Podia-se poupar esse dinheiro, há muita boa gente que precisa de ser alimentada cá fora.

    • Apesar de terem penas mais pesadas, os Estados Unidos são dos países mais violentos do mundo, não existe relação entre penas mais pesadas e diminuição de crimes violentos, antes pelo contrário.

  3. …mais que discutir as consequências para os criminosos urge entender porque isto aconteceu, se a criança estava sinalizada e nada foi feito a culpa passa a ser de todos, o que me importa mesmo é garantir que amanhã esta e outras formas de violência com crianças não se vão repetir.
    Revolta depois é inútil, o investimento tem de ser feito na protecção responsável.

    • Esta é uma boa altura para perceber o que são na verdade as assistentes sociais, o que fazem, quanto recebem, como é o seu dia-a-dia, como é que conseguiram os seus lugares nas autarquias e na segurança social. Penso mesmo que deveria haver uma ampla investigação a tudo isto.

      • Julgo ser chegado o momento de se ver QUEM E COM QUE FORMAÇÃO PARA O DESEMPENHO DA FUNÇÃO constitui as CPCJ’s, para que deixem de ser um arranjinho dos amigos (e afins…) dos Presidentes das Câmaras Municipais.

      • Tudo o que depende das câmaras já sabemos como é. Para os amigos, familiares e toda a malta do partido. E ainda querem regionalizar.

    • Muitas das vezes não será assim tão fácil de detectar um caso, mas neste parece que até vizinhos ouviram gritos e ninguém fez nada, as pessoas têm cada vez mais medo de se intrometer na vida alheia porque a própria lei não os protege e a cobardia está por outro lado a dominar a sociedade, é cada um por si e o resto que se lixe, solidariedade é coisa que já pouco existe, se se presenciar um crime na rua, cada qual foge para seu lado e estão-se borrifando para o mal alheio. Quanto a justiça, combina na perfeição com a situação actual, vivemos em democracia, alguma vez você ou eu tivemos o direito de votar alguma lei? Votamos em personalidades onde cada qual vende a sua banha da cobra e uma vez no Poder estão-se nas tintas para os reais problemas da sociedade e isto não esquecendo certos partidos que são uma autêntica aberração em termos de defesa de libertinagem. Isto está bom para os fora da lei, ou da “lei à sua maneira” a começar de cima a baixo!

  4. Pois… nao é responsavel… tá bem. A meu ver, o animal nao seria responsavel (nem ele nem mais ninguem) se quando estivesse enervado tivesse ido passear ele sozinho para o pinhal, e lhe tivesse caido uma pedra de 50kg, á velocidade de 10k km/h, no meio dos c abeca. Aí nao tinha responsabilidade, nem ele nem ninguem.
    Espera, entao a crianca ao seu cuidado faleceu, numa altura em que estamos todos em casa, e de acordo com o relatorio do medico legista, derivado de violencia fisica, entre a cual a asfixia, e ele nao é responsavel? Queres ver que foi a crianca que se atirou á cabecada ás paredes e asfixiou-se porque lhe apeteceu? É deixar decorrer o processo. Mas a minha opiniao é, que podia o colectivo de juizes, depois, para evitar mais gastos ao estado, nesta altura da pandemia, tentenciar os responsaveis, a 25 anos de prisao ao ar livre, assim tipo, aproveitando um pinheiro que já estivesse seco e isolado, e pela quantidade de incendio florestais que ha todos os anos em Portugal, nao deve ser dificil, regar o pinheiro com gasolina, pincelar os srs. com mel e atalos ao pinheiro, se tivessem frio (ou nao), chegar uma faisca ao pinheiro, só ao pinheiro, senao podia ser ilegal por os srs. em risco. Para que era o mel? para fazer caramelos, a ver se as formigas limpavam essa porcaria de gente toda até nao ficar nada… ganhavamos todos, a justica para a miuda, e o abre olhos á sociedade. Pois o que falta é mao dura, por isso as pessoas incumprem e depois vem dizer que ah e tal nao sao responsaveis.

  5. A infeliz da criança , não confirmou os possíveis abusos ?? Se é que existiram !
    Mas pergunto , uma criança com 9 anos , ainda é o , não lhe chamo o nome , porque não acredito que um pai , que ame a sua filha , faça isto , não toma banho sozinha , ou não será mais natural , ser a mãe , neste caso a madrasta?? Há muita coisa , mal contada !! Das outras vezes , que esteve , com , aquele , monstro das
    cavernas , a mãe nunca se apercebeu de nada ?? Um coisa , eu espero , e que seja muito em breve , que sejam colocados , ela em Tires , sem guardas em volta dela , e deixem adivinhar , ???
    Ele , para Custóias ou outra prisão calma , …
    Para estes casos, embora estejamos na Europa , devia de haver verdadeira justiça e não esta faz de conta .
    Com dois terços da pena cumpridos e bom comportamento vem cá para fora arrependido !
    Faz-me , lembrar um Padre , que faleceu há pouco tempo , foi para padre , depois do falecimento da mulher , por se ter arrependido , de tanto a ter maltratado enquanto viva , e os filhos que agora choram a perda do pai , porque irão herdar as propriedades , já se esqueceram , da fome que passavam , porque a carne e o peixe , lá em casa , era para o papá e a mama , perguntem as pessoas da Vila da Rua , o que o
    falecido , fazia , enquanto os velhotes forem vivos , a desculpa , tem sempre culpas .
    Esperemos , que o processo não caia em alguns juízes , senão ainda temos de pagar , pela morte da
    criança . Que apodreçam nas prisões .
    Cuidem-se

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.