A gestão do Novo Banco vai receber um bónus superior a 2 milhões de euros. Como tal, o Fundo de Resolução reduziu o valor da injeção, mas o valor a pagar pelos contribuintes é o mesmo.
O Novo Banco quer pagar um bónus superior a 2 milhões de euros aos gestores, pelo seu desempenho no ano passado. Isto faz com que o valor a pagar pelo antigo BES seja praticamente o dobro daquele recebido pelos gestores do BCP e superior ao auferido pelos gestores da CGD no ano passado.
Como tal, o Fundo de Resolução decidiu abater 2 milhões de euros no dinheiro que entregou ao banco este ano, escreve o jornal Expresso. Em vez da injeção de 1.037 milhões de euros, o Fundo de Resolução decidiu, portanto, injetar 1.035 milhões de euros. No entanto, isto não resultou em nenhuma redução de custos para os contribuintes.
Inicialmente, o Fundo de Resolução previu o pedido de um empréstimo de 850 milhões de euros ao Tesouro português, sendo que o restante dinheiro seria oriundo das contribuições recebidas anualmente pelos bancos. Foi precisamente deste dinheiro que foi deduzido o abate de 2 milhões de euros e não do dinheiro pedido emprestado ao Tesouro.
Assim sendo, em vez dos 187 milhões de euros inicialmente previstos, os bancos colocaram os 185 milhões que faltavam.
O ministro das Finanças, Mário Centeno, admitiu esta terça-feira que possa ter existido uma “falha de comunicação” com o primeiro-ministro, António Costa, em relação à injeção de 850 milhões de euros no Novo Banco.
“Podemos admitir uma falha na comunicação entre o Ministério das Finanças e o primeiro-ministro, mas não uma falha financeira”, disse, recordando que os 850 milhões de euros em causa estavam registados e inscritos no Orçamento do Estado.
O governante garantiu esta quarta-feira que a transferência não foi feita à revelia do primeiro-ministro. “Não, não foi à revelia. Não há nenhuma decisão que não passe pelo Governo e pelo Conselho de Ministros e não decidimos resoluções desastrosas na praia”, disse em resposta a uma questão do deputado social-democrata, Afonso Oliveira, citado pelo Observador.
Centeno explicou que a ficha de apoio a António Costa chegou atrasada e não estava na posse do primeiro-ministro quando este disse que não haveria mais dinheiro para o Novo Banco sem o resultado da auditoria em curso.
O ministro das Finanças acusou ainda o PSD de ter “palavras sem vergonha e sem memória”e perguntou a Afonso Oliveira: “Onde estava a 3 de agosto de 2014?”, data da resolução do BES. “Não se façam de virgens esquecidas”, atirou.
PAN e BE opõem-se
Entretanto, o PAN já solicitou com “caráter de urgência” audições ao governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, e ao presidente do Novo Banco, António Ramalho. O partido entende que são necessários esclarecimentos devido à injeção no Novo Banco.
“O mais grave em toda esta operação é que o Governo, mesmo num contexto de crise [pandémica] continue a colocar os buracos do Novo Banco e os interesses da banca à frente da melhoria das condições de vida dos cidadãos, setor este que continua a passar impune pelos intervalos da chuva”, disse o porta-voz e deputado do PAN, André Silva, em comunicado citado pelo Expresso.
Por sua vez, o Bloco de Esquerda vai apresentar um projeto de lei para que seja o Parlamento a aprovar injeções no Novo Banco. A proposta procura também proibir o pagamento de bónus “escandalosos” aos gestores do banco, escreve o ECO.
“Queremos ver como é que o PSD pela segunda vez consegue rejeitar uma proposta que eles próprios defendem”, atirou Mariana Mortágua. A deputada bloquista considera ainda “estranho” o facto de Centeno aprovar uma transferência de um montante tão avultado sem o conhecimento de António Costa.
“O problema de fundo aqui é este: havia um compromisso político do Governo em como não seria feita nova injeção sem uma auditoria e a injeção foi feita”, resumiu.
Mortágua explica ainda que embora a operação esteja prevista no Orçamento de Estado, não é obrigatório que se faça. “O Governo podia não fazer e a Assembleia da República podia rejeitar a operação e não haveria problema nenhum“, disse a deputada do BE em entrevista ao ECO.
Questionado pelo deputado Fernando Anastásio, do PS, sobre o pagamento do bónus aos gestores do Novo Banco, Mário Centeno considerou que “ainda vamos a tempo de ser corrigida esta situação”.
O ministro das Finanças espera que haja uma “empatia” no que toca ao enquadramento da decisão do acionista Lone Star.
Ora, se estava decidido que os 850 milhões iriam ser transferidos, a falha de comunicação pode ser sobre o quando – em que DATA isso iria acontecer ou teria acontecido.
Mas não me parece que a resposta do PM fosse essa. Pelo contráriio, ele dise que NÃO ESTAVA PREVISTA a injecção de mais capital antes de uma auditoria. Não é credível que ele não soubesse que a tal auditoria tinah sido feita e tinha dado resultados positivos que permitiam a transferência do capital.
E, não contentes, o banco etá na m…., precisa de mais capital em “empréstimo”, mas os gestores vão receber um bónus… (deve ser pelos excelente trabalho de gestão!)
Ou seja, tudo normal. Tudo bons rapazes. Os mentirosos do costume.
Uma cambada a gozar com o Zé.
Cada dia que passa mais me mete nojo a ”democracia”
Como é possível? Escandaloso!!
Meus caros, acreditem: até esta canalha ter medo, MEDO, nada vai mudar.
E jamais terão medo dos tribunais, da “justiça”. Tem de ser de outra coisa.
Mais uma VERGONHA desta cambada de MENTIROSOS. E depois os gestores têm bónus, pagos por todos nós. VERGONHA
Parece-me correto tendo em consideração tudo o que o atual governo tem feito.
Afinal por que razão os administradores da TAP tiveram bónus com resultados negativos e estes agora não podiam ter?
E, de resto, está na sequência das linhas de crédito garantidas pelo Estado quase a 100% no âmbito da COVID 19 e que estes emprestam às empresas a 3%. Vê-se bem de quem é que este governo gosta.
Voltem a votar neles que terão o que merecem.
Mas esta “gente” não tem mesmo vergonha. Quando digo esta “gente” inclui de forma clara os governantes, deputados, etc.
Mais uma vergonha nacional e o Zé Povo é que paga. Só o levantamento popular é que resolveria isto de uma vez por todas.
Ai os marotos, malandros, piratas, ponto final, parágrafo.
Nada daquilo que aqui se disser modifica a maneira de ser desta corja, governantes incluídos por terem colaborado desde sempre e por os terem habituado
Será que nos podemos recusar a pagar impostos? alguns, poucos, não podemos, eles é tem a faca e o queijo; mas se formos muitos? e se lhes tirarmos o queijo?
Naaa somos todos moles…
Ai aguenta, aguenta, paga zé!
Quem é o Zé? O 44?
Eu acho que é uma questão de justiça que as pessoas possam ser compensadas pelos seus esforços e, sobretudo, quando são bem sucedidos nos empreendimentos que se propõem levar a cabo. Por esse motivo sou da opinião que a administração do Novo Banco deve ser compensada pelo que conseguiu. O que é que conseguiu? Muito simples: conseguiu sacar mais e mais milhões ao Estado Português, levanto na integra e atempadamente ao cumprimento de um plano ruinoso delineado para manter de pé este zombie financeiro e contaminado, em vez de fazer o que era necessário para manter o navio a navegar, ainda que fosse necessário libertar-se do excesso de peso, isto é sucessiva e sucessivamente, largar lastro até entrar em águas tranquilas.
Assim, pague-se a estes génios administradores aquilo que eles querem, porque as injeções de centenas de milhões de capital neste mastodonte não vão repetir-se ad-aeternam. E eles precisam de assegurar o deles! Proponho que dividam, não dois milhões, mas quatro milhões, para compensarem o facto de terem de aguardar até 2021!
Apenas dois reparos:
– não é ‘integra’ mas sim ‘íntegra’
– não é ‘ad-aeternam’ mas sim ‘Ad aeternum’
Quanto à restante prosa, acho de bom nível e partilho a opinião. O mérito a quem o tem e estes beneméritos merecem um reconhecimento público no próximo 10 de junho.
Também acho.
Proponho que todos estes sejam agraciados no 10 de junho pelo meu prof de Dto Constitucional I e II!
Ele não se congratulou com o sucesso do Bava?! Não se regogizou com o desempenho do Sô Comendador Jô Berardô? Então…
E assim será feita justiça a estes tudo-bons-rapazes!
Podem não ter o destaque de um Oliveira e Costa, mas também não irão de mãos a abanar. Verdade?
Sem problema, porque o pessoal paga!
Se não paga de boa vontade, paga contrariado…
Mas que paga, paga…
Em tempos ouvi uma ideia que me ficou para sempre na cabeça: Portugal não é o país mais a ocidente da Europa. É o país mais a norte de África.
E cada vez mais me convenço que assim o é. Em parte porque a população é inculta e desinformada. E ainda pouco exigente para com o poder político.
Ainda ontem vi uma senhora a ser entrevistada em Fátima e que afirmou que não sabia que, este ano, não teriam lugar quaisquer cerimónias!!! Como é que é possível?!
Perante um cenário destes, o poder político faz o que bem lhe apetece e ainda apresenta as desculpas mais esfarrapadas possíveis.
Aquela da terceira ponte sobre o Tejo… dizia o Almeida Santos que era importante no caso de algum atentado!
Os documentos do caso dos submarinos que no dia em que chegam a Portugal, estão quietinhos num automóvel e alguém vai lá roubá-los.
Ou ainda aquele amigo que tem uma casa em Paris mas que quando precisa fazer obras pede autorização ao ex-PM !!!
E a comissão de energia da AR que é composta por ex-quadros, ex-avençados… da edp.
E o roubo de tancos !!!!
Isto é a república das bananas. Vale tudo.
Entretanto, mais um pequeno reparo aí na prosa:
regozijou e não regogizou
Um país de 5 letras, sim de BOST@, onde o QUANTO PIOR…. MELHOR!!!!. Não foste tu que votaste nesta bagunça?!!! Aguenta, que muito pior ainda virá… a miséria, a “demokratur e a fome….!!!. Esta última já está a aparecer em alta escala… aliás as 3…!!!! A incompetência e o mal é que têm valor… Escrevendo António Aleixo: “”Há tantos burros mandando em homens de inteligência, que, às vezes, fico pensando que a burrice é uma ciência””
Dar bónus à incompetência?!!!. Só em países governados por incompetentes!!!… Numa empresa decente seria:” Tudo para o olho da rua, cambada de incompetentes… Premiar a incompetência é “súcialixo”…
É por estas e por outras que cada vez mais o André Ventura se aproxima mais de ser eleito…
Só podem estar a gozar com quem trabalha e com quem, graças ao famigerado vírus, deixou de poder fazê-lo, encontrando-se agora a estender a mão à caridade, enquanto os criminosos gestores deste amaldiçoado banco são recompensados pelas fraudes que cometeram e das quais temos conhecimento através de Espanha! Como havemos de classificar tal “falta de comunicação” que dá azo a tal trapalhada e a tão grande desaforo? E o Rui Pinto lá continua preso!!
O problema não é se sabia ou não! mas sim os 850 milhões, mais uma vez suportamos empresas falidas ano atrás de ano, esse dinheiro dava para muitas casas sociais e outros, e ainda Bónus… é me difícil compreender isto, não entendo e nunca vou entender. fora com eles há sempre outra opção.
Continuem a governar o país desta forma e logo vão ver onde isto vai parar, não há respeito por ninguém, parece que isto passou a ser uma quinta de um punhado de privilegiados onde todos podemos falar mas onde apenas esse punhado tem direito decidir e a comer a grande fatia do bolo. Para acalmar o povo, nada como anestesiá-lo com o palavreado de que no passado é que tudo era mau e aos poucos vão-lhe fazendo concorrência em vez de procurar melhorar.
Que maravilha, os 850 milhoes vieram mesmo a calhar, teria sido coincidencia??? Nao parece, o estado paga e nós pagamos. E que tal um tiro no meio da testa a quem decidiu roubar os 850 milhoes aos portugueses para dar a um banco, e que mesmo sem dinheiro vai pagar dividendos??? É um fartar vilanagem, e para o ano estamos cá outra vez para dar mais dividendos aos gatunos que gerem o Novo Banco.
Para quê reclamar mais? Se os governantes estão solidários com estes roubos ao povo português, e a unha com carne com o Presidente da Répública isto já não é democracia, é sim tempo de outra revolução se isto assim continuar esses senhores donos dito tudo, ignoram o povo..Está implantada sim uma DITADURA…
VIVA PORTUGAL SEM ESTES ABUTRES QUE JÁ HÁ MAIS DE 40 ANOS QUE NOS COMEM E AGORA É OS OSSOS..
Porcos!!!!!
Mais um caso de lesa a patria .
Fui o Bic , deu no que deu , colocaram-se coisas, … a administrar , para ser dado ! só o edifício , frente ao
corte ingles , vale mais , que o que foi pago por tudo . Paga saloio , o ..de cor é que é esperto !
O bes/novo banco igual , não sei ainda , porque não faliu ! quem tem pago ?? os saloios !
Qual a justificação , para os prémios , aqui e na tap , qual foi o desempenho , dos administradores ???
Há pois o anuncio a agradecer aos funcionários , mas esqueceram-se de mencionar os administradores !
Onde é que ouvi , aqui em tempos , dizer, que para o novo banco , não seriam transferidos , mais que
400 mil euros ?? Devo ter ouvido , muito mal , afinal são mais de 700 mil !
Agora, compreendo , porque me querem roubar ,1500 euros na minha reforma ! tem de ser os Portugueses , a pagar os desvarios desta gente , mas não fui eu que defendi , que o bes , devia continuar !
que defendeu , que pague , não somos nós , os reformados nem os trabalhadores , que devem pagar .
São muito vantajosos estes negócios , não há lucros o povo paga , há lucros os bancos recebem !
Senhor Presidente , venha cá ver isto . O povo tem o direito , de saber , destes contratos , que roubam os Portugueses , e quem os assinou , porque , quando se descobrem estes roubos , todos os políticos , dizem que não foram eles ! eu é que não fui , disso tenho a certeza .
Cuidem-se