/

Governo admite prolongar lay-off à fase de retoma da economia

José Sena Goulão / Lusa

O ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira (D), acompanhado pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho

Pedro Siza Vieira admitiu, esta terça-feira, que o regime de lay-off poderá ser estendido à fase de retoma da economia.

O ministro de Estado e da Economia admitiu que o regime de lay-off, que corresponde à suspensão do contrato de trabalho ou à redução de horário, poderá ser alargado à fase da retoma da economia.

Esta terça-feira, Pedro Siza Vieira explicou que a retoma gradual da economia poderá levar a “manter algumas medidas”. Ainda que com alguns ajustamentos, o Governo poderá “permitir às empresas manterem alguns trabalhadores em lay-off”.

Segundo o Expresso, está em causa o setor industrial. Pedro Siza Vieira sinalizou que o governo está “muito disponível” para estudar essa hipótese, mas não adiantou até quando pode ser estendido este regime.

O ministro adiantou que as medidas de apoio às famílias e empresas custam 2.772 milhões de euros por mês e, deste valor, 165 milhões dizem respeito aos apoios às famílias, 1.160 milhões ao lay off e 1.179 milhões ao apoio extraordinário à retoma da atividade das empresas (635 euros por posto de trabalho).

“Todas estas atividades têm um peso orçamental de cerca de 2.772 milhões de euros”, referiu o governante, esta terça-feira, na audição na Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação.

Em relação ao turismo, o ministro admitiu que a retoma deste setor “vai ser provavelmente a mais lenta de todos os setores de atividade”. “Vamos ter de assumir que no espaço de um a dois anos vamos ter o turismo muito abaixo daquilo a que nos habituámos.”

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.