/

Há 3 mil milhões de euros em obras públicas disponíveis a lançar

Miguel A. Lopes / Lusa

Apesar da pandemia de covid-19, há cerca de três mil milhões de euros em obras públicas prontos a arrancar. O novo aeroporto do Montijo é o principal investimento.

Há cerca de três mil milhões de euros de investimentos em infraestruturas disponíveis. Concursos públicos para ferrovia, metros de Lisboa e do Porto e novos hospitais deverão ser lançados nas próximas semanas, avança o Jornal Económico, esta sexta-feira. Este valor inclui o projeto do novo aeroporto do Montijo, que vai avançar apesar das incertezas dos últimos tempos.

Para este projeto está previsto o investimento de 1.150 milhões de euros, que tem sido altamente contestado por várias frentes. A este valor ainda falta acrescer a vertente das acessibilidades ao futuro aeroporto, que deverá ser de várias centenas de milhões de euros.

Além disso, há projetos para três novos hospitais, avaliados em 670 milhões de euros. Os concursos vão ser lançados para Lisboa Oriental (335 milhões de euros), Madeira (205 milhões de euros) e Évora (130 milhões de euros). Estes dois primeiros estão atrasados, enquanto o concurso do novo hospital em Évora ainda só registo uma candidatura, do grupo espanhol Acciona.

Os metros de Lisboa e do Porto também vão ser alvo de um forte investimento público. Na capital, está previsto o lançamento de um concurso para a construção do troço que vai ligar a rede do Rato ao Cais do Sodré e um relativo ao viaduto do Campo Grande. De acordo com o Jornal Económico, no Metro do Porto, estão ainda a ser preparados os lançamentos das empreitadas do troço da linha circular e da linha amarela.

A IP – Infraestruturas de Portugal também tem previstas quatro empreitadas de média e grande dimensão na linha da Beira Alta, no valor conjunto de cerca de 400 milhões de euros. Estão ainda programados concursos relativos à linha do Oeste, assim como as eletrificações das linhas do Algarve e do Alentejo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.