Há 3 mil milhões de euros em obras públicas disponíveis a lançar

Miguel A. Lopes / Lusa

Apesar da pandemia de covid-19, há cerca de três mil milhões de euros em obras públicas prontos a arrancar. O novo aeroporto do Montijo é o principal investimento.

Há cerca de três mil milhões de euros de investimentos em infraestruturas disponíveis. Concursos públicos para ferrovia, metros de Lisboa e do Porto e novos hospitais deverão ser lançados nas próximas semanas, avança o Jornal Económico, esta sexta-feira. Este valor inclui o projeto do novo aeroporto do Montijo, que vai avançar apesar das incertezas dos últimos tempos.

Para este projeto está previsto o investimento de 1.150 milhões de euros, que tem sido altamente contestado por várias frentes. A este valor ainda falta acrescer a vertente das acessibilidades ao futuro aeroporto, que deverá ser de várias centenas de milhões de euros.

Além disso, há projetos para três novos hospitais, avaliados em 670 milhões de euros. Os concursos vão ser lançados para Lisboa Oriental (335 milhões de euros), Madeira (205 milhões de euros) e Évora (130 milhões de euros). Estes dois primeiros estão atrasados, enquanto o concurso do novo hospital em Évora ainda só registo uma candidatura, do grupo espanhol Acciona.

Os metros de Lisboa e do Porto também vão ser alvo de um forte investimento público. Na capital, está previsto o lançamento de um concurso para a construção do troço que vai ligar a rede do Rato ao Cais do Sodré e um relativo ao viaduto do Campo Grande. De acordo com o Jornal Económico, no Metro do Porto, estão ainda a ser preparados os lançamentos das empreitadas do troço da linha circular e da linha amarela.

A IP – Infraestruturas de Portugal também tem previstas quatro empreitadas de média e grande dimensão na linha da Beira Alta, no valor conjunto de cerca de 400 milhões de euros. Estão ainda programados concursos relativos à linha do Oeste, assim como as eletrificações das linhas do Algarve e do Alentejo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Fenprof diz que sistema educativo bloqueava se dependesse do ministro

O secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), Mário Nogueira, considerou, esta sexta-feira, que sistema educativo em Portugal já tinha bloqueado se dependesse do trabalho do ministro da Educação e do Governo, realçando que o …

País "esqueceu-se de que existe engenharia". Especialistas criticam recomendação da DGS para ventilação nas escolas

Recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a ventilação nas escolas ficam aquém do que seria necessário, dizem especialistas. Tendo em conta que a covid-19 se transmite por aerossóis, é importante que exista uma boa ventilação …

O "ar salazarento" dos ministros na campanha do PS. Temido usou carro do Governo e pode ter cometido crime

A presença de ministros na campanha dos candidatos socialistas às autárquicas está a causar polémica, sobretudo no Porto, com Rui Moreira a criticar "o ar salazarento de chapelada" do PS. Marta Temido, ministra da Saúde, …

Ataques aéreos dos EUA mataram até 48 mil civis em 20 anos. Pentágono admite morte de civis em Cabul

Uma investigação independente concluiu que entre 22 mil e 48 mil civis morreram vítimas de ataques aéreos das forças dos EUA desde o 11 de Setembro. O Pentágono admitiu também que o ataque a um …

Fernando Pimenta é campeão do mundo em K1 1.000 (e aponta a "mais medalhas" do que os golos de Ronaldo)

O canoísta Fernando Pimenta sagrou-se campeão mundial de K1 1.000 metros, ao bater o húngaro Balint Kopasz na final, nos Mundiais de Copenhaga, aumentando para dois os pódios de Portugal na Dinamarca. Na pista quatro, Pimenta …

MNE garante que todos os afegãos que trabalharam com o Exército português foram retirados do país

O ministro dos Negócios Estrangeiros garantiu esta sexta-feira que o Governo apoiou a retirada de todos os afegãos que trabalharam com as forças portuguesas no Afeganistão, reconhecendo ser "provável" alguns não terem respondido aos contactos. "Nós …

"Não quero ser arrogante: o melhor médio da Premier League sou eu"

Yves Bissouma joga no Brighton e tem despertado o interesse de clubes ingleses de outro nível. Cresceu no Mali ao serviço do Majestic SC, passou pelo AS Real Bamako antes de rumar à Europa. Começou por …

Tratamento inovador para cancro pesa nos orçamentos do IPO de Porto e Lisboa

Os custos associados ao tratamento de cancros do sangue com células CAR-T estão a ser suportados apenas pelos hospitais autorizados a aplicá-la, no caso, os IPO do Porto e de Lisboa. De acordo com o Jornal …

Gravuras descobertas no Tibete são as mais antigas da arte pré-histórica. Foram feitas por crianças

Uma equipa encontrou antigas pegadas e marcas de mãos feitas por crianças no planalto tibetano. Esta descoberta traz novos detalhes sobre a presença humana no local. O estudo, publicado na revista Science Direct, revela que estes …

Comissão nos EUA desaconselha terceira dose da Pfizer a maiores de 16 anos

Uma comissão consultiva da agência reguladora dos EUA para os medicamentos e a alimentação (FDA, na sigla em inglês) pronunciou-se esta sexta-feira contra a aplicação de uma terceira dose da vacina Pfizer contra a covid-19 …