/

Trump ameaça suspender contribuição à OMS, que acusa de ser “muito favorável à China”

6

Jim Lo Scalzo / EPA

Depois de ter acusado a Organização Mundial da Saúde de ter favorecido demasiado a China, Donald Trump ameaçou que iria suspender contribuições. Minutos depois, afirmou que é apenas uma hipótese.

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou na terça-feira suspender a contribuição à Organização Mundial da Saúde, na base da gestão pandemia de Covid-19 e alegando que a instituição tem favorecido demasiado a China.

“Vamos suspender as quantias destinadas à OMS”, começou por dizer Donald Trump, na ronda de imprensa diária com os jornalistas na Casa Branca.

Uns minutos mais tarde, recuou, afirmando que está apenas a estudar essa hipótese: “Não estou a dizer que o vamos fazer [deixar de contribuir para a OMS], mas vamos analisar essa possibilidade”, precisou.

Na opinião de Trump, a OMS “devia ter percebido e provavelmente percebeu” o que ia acontecer com a pandemia de Covid-19, que já infetou cerca de 1,4 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 80 mil. Os Estados Unidos, com 12.021 mortos, são o que contabiliza mais infetados (382.256). Além disso, Trump considera que a OMS tem sido “muito favorável à China, o que não é aceitável”.

Antes da conferência de imprensa, Trump escreveu, na rede social Twitter, uma mensagem particularmente agressiva contra a OMS, dizendo que a organização “realmente estragou tudo”.

Recordando que a OMS é “largamente financiada pelos Estados Unidos”, tem-se mostrado, “apesar disso, muito centrada na China”. E questionou: “Felizmente, rejeitei o conselho de manter as fronteiras abertas à China logo de início. Mas por que razão nos deram um conselho tão errado?”.

Recorde-se que Donald Trump tem sido muito criticado pela inação inicial à propagação do novo coronavírus, que surgiu na China, em dezembro, e se espalhou por todo o mundo, levando a OMS a declarar uma situação de pandemia.

// Lusa

6 Comments

  1. Bem….. temos um Trump (ameaçador), um Bolsonaro (fanático iluminado) e um Chávez (paranóico)….entre outras aves raras de outros horizontes!….com gente desta a História vai acabar mal !

    • E não é que ele tem razão? Os E Unidos contribuem com 500 milhões e a china só dá 40 milhões e eles são mais favoráveis à china?

      • Mais um “iluminado”!…
        Mais favoráveis à China??!
        Bem… deves estar a confundir coisas sérias com a bola – isto não é o Porto-Benfica!!
        A única coisa a que o OMS tem que ser “favorável” é à saúde – não aos caprichos de um palerma que tem que estar constantemente a ser chamado à realidade pelo especialista em doenças contagiosas do seu governo – e o resultado está aí; mais uma vez, o Trampa fez birra e, como é o seu costume para quem o chama à realidade: já o quer despedir!!

  2. Não pode ser sempre Donald Trump a lutar contra a China, o resto do mundo tem que se juntar e fazer a China pagar pela morte dos nossos familiares e todo o que este vírus que veio da China nos constou e vai custar. Os chinêses têm valores em todo o mundo, os países que foram infectados, e que foram todos, os governos devem tomar posse de todo que é dos chinêses para pagar a dívida.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.