/

Conquistadores espanhóis usaram técnicas indígenas para construir as suas armas

(dr) Dorothy Hosler

Uma lareira de um dos fornos mesoamericanos de fundição

Um novo estudo concluiu que os invasores espanhóis foram obrigados a aprender com os indígenas da Mesoamérica sobre a produção de cobre.

Descobertas arqueológicas em El Manchón, no México, apoiam a ideia de que invasores espanhóis, desesperados por artilharia de bronze, regatearam, subornaram e subjugaram povos indígenas para obter conhecimento sobre metalurgia, avança o site Science Alert.

Há muito tempo que arquivos históricos de Portugal e Espanha sugerem que isso aconteceu. Segundo os investigadores, os espanhóis, que chegaram a esta parte do mundo no início do século XVI, não tinham conhecimento sobre fundição de cobre e, portanto, foram forçados a confiar no inimigo que estavam a tentar colonizar.

Agora, os investigadores encontraram evidências arqueológicas que “fornecem um exemplo singular”: “Um design de um forno de fole circular acionado à mão que forneceu uma opção técnica altamente bem-sucedida e duradoura para aumentar drasticamente o volume da produção de cobre”, escreveram os autores do estudo publicado, em março, na revista científica Latin American Antiquity.

Segundo o mesmo site, este é o único exemplo arqueológico existente deste projeto em particular, embora exista uma ilustração num museu desta região mexicana.

“Os mexicanos ocidentais já haviam desenvolvido o conhecimento técnico para fundir esses minérios metálicos. O que mudou drasticamente foi a escala da produção de cobre, possibilitada pela introdução de foles europeus”, explicam os investigadores.

Usando quatro linhas de investigação, incluindo história, análise de engenharia, dados arqueológicos e dados etnográficos, a equipa documentou mudanças na tecnologia de produção de cobre nesta parte do mundo ao longo de dois séculos.

A nova investigação sugere que a região pode tê-lo feito durante mais de 400 anos, abrangendo períodos pré-hispânicos e o período colonial.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.