O médio Otávio, do FC Porto, deu entrada com um processo de naturalização para obter a cidadania portuguesa. O jogador de 25 anos poderá, assim, ser mais uma opção para a Selecção Nacional de futebol.
A naturalização de Otávio estará na recta final, como avança o desportivo O Jogo, frisando que o médio “arrancou com o pedido nos primeiros meses de 2020”.
Nascido no Brasil e a viver e a trabalhar em Portugal há cerca de cinco anos, depois de ter assinado com o FC Porto em 2014, Otávio cumpre os requisitos para obter a nacionalidade portuguesa.
Pode também ser opção para a Selecção Nacional, logo que obtenha a cidadania portuguesa, mesmo que tenha jogado pela Selecção sub-20 do Brasil. É que a FIFA considera os sub-20 como um escalão de formação, o que lhe permite jogar por outro país na idade adulta.
O contrato de Otávio com o FC Porto termina em 2021 e inclui uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.
Logo que obtenha a nacionalidade portuguesa, a sua transferência para outro campeonato europeu também se torna mais fácil, uma vez que passará a contar como jogador comunitário.
O FC Porto está obrigado a vender jogadores no final da temporada depois de ter apresentado resultados financeiros negativos de 52 milhões de euros.