O potencial de contágio do novo coronavírus oriundo da China (Covid-19) é o dobro do da gripe, revelam números da Organização Mundial de Saúde (OMS).
O semanário Expresso, que avança os números este sábado, explica que uma forma utilizada pelos especialistas para perceber a velocidade a é que um determinado vírus se espalha passa por calcular quantas pessoas é que um infetado poderá contagiar.
Esta métrica é apelidada de R0 número básico de reprodução. Quando este valor fica acima de 1, cada doente pode contagiar mais do que uma pessoa, podendo levar a uma epidemia, tal como aconteceu com o novo coronavírus.
Segundo a OMS, um infetado com o Covid-19 poderá contaminar, em média, outras 2,3 pessoas – quase o dobro do potencial de contágio da gripe sazonal (1,3).
Especialista ouvido pelo Expresso explicou que o objetivo das autoridades de saúde passa por diminuir o R0 que, assim que ficar abaixo de 1, encaminha-se para a extinção.
“O número básico de reprodução [de um vírus] é calculado para uma população não imune e por isso totalmente suscetível, e num cenário sem qualquer intervenção. Diminuir o R0 é o grande objetivo das medidas de Saúde Pública (…) A partir do momento em que este número fica abaixo de 1, o surto deixa de ser epidémico e segue para extinção”, explicou ao semanário Baltazar Nunes, epidemiologista e estatístico do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, no Porto.
O número de pessoas infetadas em todo o mundo pelo novo coronavírus aumentou para 101.988, dos quais morreram 3.491, segundo um balanço feito pela AFP, com dados atualizados às 09:00 deste sábado. Cerca de 50.000 pessoas já recuperaram.
Coronavírus / Covid-19
-
20 Outubro, 2024 Descobertas mais provas de que a COVID longa é uma lesão cerebral
-
6 Outubro, 2024 A COVID-19 pode proteger-nos… da gripe
Tanto vírus que por aí anda, alguns bem mais contagiosos e mortais que este. Pois o corona até agora ainda só matou pessoas de idade avançada e com antecedentes de debilidade. Pessoas saudáveis este vírus não mata.
Ora por que razão tanto alarido?
A maior parte dos infectados não morre e supera a doença como uma gripe. Têm morrido apenas algumas pessoas que já tinham problemas de saúde prévios e de idade bastante avançada.
Em França há 60 e tal milhões de habitantes e até agora só morreram 16 pessoas todas elas bastante idosas e que já tinham problemas de saúde.
Ora por que razão tanto alarido para este vírus?
Uma qualquer outra gripe contagia-se com a mesma facilidade.
Ora qual é a jogada por detrás de toda esta histeria?
Como eu já há muita gente que se questiona!
Desvio de atenções internacionais? Objectivos económicos? Anti-globalização? Negócios de farmácias e laboratórios?
Aqui há gato!
Além de seres parvo, também és estúpido!!!
Pois, pois… Devias olhar-te ao espelho antes de julgares os outros.
Preparem-se para uma grande alteração do sistema economico financeiro.
Este virus não é igual ao da gripe nem por perto .
Este virus contem os cromossomas HIV (Sida) + SARS (Sindroma respiratório agudo.).
O cromossoma do HIV enfraquece os globolos brancos , enquanto o SARS cria a infeção polmunar .
Tanto que a medicação para tratamento atual é a mesma que os doentes com sida tomam porque a infeção pulmonar o nosso proprio sistema imunoilógico é capaz de combater .
Desta forma quem apanhar este virus fica com o inicio do virus da sida no organismo .
E para ficar bem claro , não existe cura , existem alguns tratamentos que atenuam esta ipedemia .
Pedro, exato. Agora, as pessoas deviam-se perguntar como podem essas inserções de HIV estar presentes no vírus Covid.
É o que dá brincarem com o fogo e julgarem que podem manipular a Natureza para ver quem tem a maior bioarma…
Nada como instalar o histerismo, o pânico e o medo devido a este vírus Corona produzido em laboratório. Morrem mais de 3,5 milhões no mundo devido à gripe e problemas das vias respiratorias como resfriados e nunca se falou em pandemia