Um asteróide de grandes dimensões passará “perto” da Terra a 29 de abril, não havendo qualquer risco de impacto, revela o Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (CNEOS) da NASA.
O corpo rochoso – 52768 (1998 OR2) – foi descoberto pela agência espacial norte-americana em 1998 e tem um diâmetro compreendido entre 1,8 e 4 quilómetros.
A sua dimensão, considera a NASA, é “grande o suficiente para causar efeitos globais” no caso de um eventual impacto com a Terra. Por esse mesmo motivo, foi catalogado pela agência como um “objeto potencialmente perigoso”, escreve a Europa Press.
No fim de abril, o corpo celeste voará a 31 mil quilómetros por hora, passando a “apenas” 6,29 milhões de quilómetros da Terra, o equivalente a 16 vezes a distância do nosso planeta e do seu satélite natural, a Lua.
Apesar das suas dimensões, o CNEOS frisa que não há risco de impacto.
Das duas dezenas de objetos listados como potencialmente perigosos para a Terra no próximo século, apenas um – 2018 VP1 – poderia impactar a Terra em 2020 e, até mesmo para este corpo rochoso as probabilidade de impacto são ínfimas.
Apesar de ser muito pouco provável que um asteróide venha a colidir com a Terra nos próximos anos – a probabilidade é de 1 em 300.000, segundo a NASA -, as agências espaciais têm reunido esforços para melhorar os programas destinados para o acompanhamento e desvio destes corpos em rota de colisão com a Terra.
Não sei onde está a novidade, acontece isto regularmente e aí longo dos anos, tem caído alguns em Portugal que tem tido efeito destrutivos no país! Só não vê estes asteroides quem não quer!
O Pois, pois não os vê…. talvez seja melhor lhe dar as coordenadas de GPS para ele ir lá ver… e quem diz ele, muitos outros….
Sempre haverá esperánça na vida de todos nós, amén.
Após receber esta notícia o Marcelo já admitiu a hipótese de ir até ao asteróide a nado.
Entretanto já há 1 caso confirmado de corona virus no asteróide, e o governo de 52768 (1998 OR2) declarou quarentena, fazendo o asteróide passar a 6,92. Milhões de kilometros + 1metro para respeitar as sugestões da OMS.
Então mas a Terra não era plana?
Ah! Ah! Ah! Ah! Ah!………