Asteróide gigante aproxima-se da Terra no fim de abril

P.Carril / ESA

Um asteróide de grandes dimensões passará “perto” da Terra a 29 de abril, não havendo qualquer risco de impacto, revela o Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (CNEOS) da NASA.

O corpo rochoso – 52768 (1998 OR2) – foi descoberto pela agência espacial norte-americana em 1998 e tem um diâmetro compreendido entre 1,8 e 4 quilómetros.

A sua dimensão, considera a NASA, é “grande o suficiente para causar efeitos globais” no caso de um eventual impacto com a Terra. Por esse mesmo motivo, foi catalogado pela agência como um “objeto potencialmente perigoso”, escreve a Europa Press.

No fim de abril, o corpo celeste voará a 31 mil quilómetros por hora, passando a “apenas” 6,29 milhões de quilómetros da Terra, o equivalente a 16 vezes a distância do nosso planeta e do seu satélite natural, a Lua.

 

Apesar das suas dimensões, o CNEOS frisa que não há risco de impacto.

Das duas dezenas de objetos listados como potencialmente perigosos para a Terra no próximo século, apenas um – 2018 VP1 – poderia impactar a Terra em 2020 e, até mesmo para este corpo rochoso as probabilidade de impacto são ínfimas.

Apesar de ser muito pouco provável que um asteróide venha a colidir com a Terra nos próximos anos – a probabilidade é de 1 em 300.000, segundo a NASA -, as agências espaciais têm reunido esforços para melhorar os programas destinados para o acompanhamento e desvio destes corpos em rota de colisão com a Terra.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Não sei onde está a novidade, acontece isto regularmente e aí longo dos anos, tem caído alguns em Portugal que tem tido efeito destrutivos no país! Só não vê estes asteroides quem não quer!

  2. O Pois, pois não os vê…. talvez seja melhor lhe dar as coordenadas de GPS para ele ir lá ver… e quem diz ele, muitos outros….

  3. Após receber esta notícia o Marcelo já admitiu a hipótese de ir até ao asteróide a nado.
    Entretanto já há 1 caso confirmado de corona virus no asteróide, e o governo de 52768 (1998 OR2) declarou quarentena, fazendo o asteróide passar a 6,92. Milhões de kilometros + 1metro para respeitar as sugestões da OMS.

RESPONDER

Paulo Cafôfo, o "guardião dos valores", é o novo líder do PS/Madeira

Paulo Cafôfo, o novo líder do PS/Madeira, assumiu-se como um "guardião dos valores de um partido que não se deixa vergar". O novo líder do PS/Madeira, Paulo Cafôfo, afirmou este domingo que vai estar "sempre contra" …

Médicos querem divulgação urgente da Estratégia Outono-Inverno (e defendem máscara na rua)

Além da divulgação urgente da Estratégia Outono-Inverno, a Ordem dos Médicos solicita uma atualização das normas e orientações técnicas da Direção-Geral da Saúde (DGS). A Ordem dos Médicos defende a divulgação urgente da Estratégia Outono-Inverno para …

Líder do CDS quer ver o partido travar "histerias de nichos à volta do radicalismo"

O líder do CDS encerrou, este domingo, a escola de quadros da Juventude Popular, que decorreu deste sexta-feira em Oliveira do Bairro, distrito de Aveiro, momento que assinalou também a rentrée política do partido. "Este novo …

Detida suspeita de enviar envelope com ricina a Trump. Tinha uma arma de fogo

  As autoridades prenderam uma mulher suspeita de ter enviado um envelope com ricina ao Presidente dos EUA, Donald Trump. Suspeita-se que o envelope foi enviado a partir do Canadá. Uma mulher foi detida este domingo, quando tentava …

Livre declara apoio oficial a Ana Gomes

O Livre anunciou, esta segunda-feira, o seu apoio oficial à candidata Ana Gomes, nas eleições Presidenciais, depois de uma consulta interna na qual a ex-eurodeputada recolheu 88,9% dos votos de membros e apoiantes. Em comunicado, o …

"Ponto crítico" no Reino Unido. Especialistas vão fazer apelo público em direto na TV

Esta segunda-feira, dois dos mais graduados conselheiros científicos do Governo britânico vão fazer um apelo aos britânicos, em direto na televisão, a alertar que o Reino Unido atingiu um "ponto crítico". Dois conselheiros científicos do Governo …

11 contabilistas investigados por suspeitas de falsificação para aceder a apoios à covid-19

A Ordem dos Contabilistas Certificados revela que abriu inquéritos disciplinares a 11 profissionais por terem, alegadamente, cedido a pressões para falsificarem dados de facturação, de modo a permitir que empresas tivessem acesso às linhas de …

Itália está a ter uma preciosa ajuda para travar a segunda vaga: o trauma

O início da pandemia castigou a Itália de tal forma que, agora, o país europeu está a conseguir conter a curva, numa altura em que países como França ou Espanha lidam com o aumento do …

Soares a caminho da China. Aboubakar poderá rumar à Turquia

Os avançados brasileiro e camaronês deverão deixar o FC Porto nos próximos dias. Soares ruma à China ainda esta semana e Aboubakar interessa ao campeão turco.  De acordo com o jornal Record, Tiquinho Soares já aceitou a …

Gonçalo Ramos recebe duas propostas. Benfica faz das tripas coração para o segurar

Em dois jogos feitos na equipa B, Gonçalo Ramos marcou cinco golos. Jesus conta com o jogador para a equipa principal, mas o jovem já recebeu duas propostas do estrangeiro e pode sair. O SL Benfica …