Asteróide gigante aproxima-se da Terra no fim de abril

P.Carril / ESA

Um asteróide de grandes dimensões passará “perto” da Terra a 29 de abril, não havendo qualquer risco de impacto, revela o Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (CNEOS) da NASA.

O corpo rochoso – 52768 (1998 OR2) – foi descoberto pela agência espacial norte-americana em 1998 e tem um diâmetro compreendido entre 1,8 e 4 quilómetros.

A sua dimensão, considera a NASA, é “grande o suficiente para causar efeitos globais” no caso de um eventual impacto com a Terra. Por esse mesmo motivo, foi catalogado pela agência como um “objeto potencialmente perigoso”, escreve a Europa Press.



No fim de abril, o corpo celeste voará a 31 mil quilómetros por hora, passando a “apenas” 6,29 milhões de quilómetros da Terra, o equivalente a 16 vezes a distância do nosso planeta e do seu satélite natural, a Lua.

 

Apesar das suas dimensões, o CNEOS frisa que não há risco de impacto.

Das duas dezenas de objetos listados como potencialmente perigosos para a Terra no próximo século, apenas um – 2018 VP1 – poderia impactar a Terra em 2020 e, até mesmo para este corpo rochoso as probabilidade de impacto são ínfimas.

Apesar de ser muito pouco provável que um asteróide venha a colidir com a Terra nos próximos anos – a probabilidade é de 1 em 300.000, segundo a NASA -, as agências espaciais têm reunido esforços para melhorar os programas destinados para o acompanhamento e desvio destes corpos em rota de colisão com a Terra.

ZAP ZAP //

 

 

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Não sei onde está a novidade, acontece isto regularmente e aí longo dos anos, tem caído alguns em Portugal que tem tido efeito destrutivos no país! Só não vê estes asteroides quem não quer!

  2. O Pois, pois não os vê…. talvez seja melhor lhe dar as coordenadas de GPS para ele ir lá ver… e quem diz ele, muitos outros….

  3. Após receber esta notícia o Marcelo já admitiu a hipótese de ir até ao asteróide a nado.
    Entretanto já há 1 caso confirmado de corona virus no asteróide, e o governo de 52768 (1998 OR2) declarou quarentena, fazendo o asteróide passar a 6,92. Milhões de kilometros + 1metro para respeitar as sugestões da OMS.

RESPONDER

Para "proteger a verdade histórica", Rússia divulga documentos que revelam atrocidades nazis em Stalingrado

O Ministério da Defesa da Rússia divulgou documentos desclassificados que detalham atrocidades cometidas por soldados e oficiais nazis durante a II Guerra Mundial. A divulgação destes documentos, que foram publicados no site do Ministério da Defesa …

Espanha. Funcionários públicos podem trabalhar três dias em casa sem perder direitos

O Governo espanhol e os sindicatos de funcionalismo público chegaram, esta segunda-feira, a um acordo que prevê que os trabalhadores da Administração Pública podem trabalhar três dias por semana em casa com os mesmos direitos …

Rara coleção de um dos primeiros fotógrafos da História vai a leilão nos EUA

Quase 200 imagens de um dos primeiros fotógrafos da história, William Henry Fox Talbot, vão a leilão, em Nova Iorque, já este mês. A coleção de William Henry Fox Talbot será parte do leilão "50 obras-primas …

Em greve de fome, Navalny é ameaçado ser alimentado à força. Ativistas falam em tortura

O opositor russo Alexei Navalny afirmou hoje na rede social Twitter que as autoridades penitenciárias estão a ameaçar alimentá-lo à força para quebrar a greve de fome que mantém na prisão desde 31 de março. “Ele …

Avaria nos ventiladores em hospital na Roménia causa três mortes

Pelo menos três pacientes infetados com covid-19 morreram esta segunda-feira no hospital Victor Babes, em Bucareste, na sequência de uma falha no sistema de oxigénio na unidade móvel de cuidados intensivos em que se encontravam, …

Polícia mata a tiro um jovem negro durante julgamento do assassinato de Floyd. Multidão protesta

Um subúrbio de Minneapolis, EUA, onde decorre o julgamento do polícia acusado de matar o afro-americano George Floyd, foi colocado esta madrugada sob recolher obrigatório, após a morte de um jovem na noite de domingo. Um …

Marcelo promulga alterações do Governo a apoios sociais e realça "cabimento orçamental"

O Presidente da República promulgou hoje alterações do Governo ao acesso a apoios sociais, realçando que ao alargar as medidas recentemente aprovadas no parlamento se reconhece "a sua importância também social e o seu cabimento …

Portugal e Espanha vão ter base aérea transfronteiriça para combate a incêndios

A primeira base aérea transfronteiriça entre Portugal e Espanha vai ficar em Verín, no lado espanhol, e permitir o combate aos incêndios florestais na fronteira, num investimento de nove milhões de euros, anunciou hoje a …

Covid-19. Unilabs e Uber disponibilizam serviço de testes no domicílio

A Uber e a Unilabs uniram-se para disponibilizar um serviço de testes de rastreio à covid-19 ao domicílio. A iniciativa arranca esta segunda-feira e permitirá "melhorar a experiência e comodidade dos nossos clientes", disse o …

Mais de 700 civis mortos em Myanmar desde o golpe militar

As forças militares de Myanmar mataram mais de 700 civis desde o golpe de 01 de fevereiro, fazendo pelo menos 82 vítimas na sexta-feira na cidade de Bago, durante uma ofensiva contra os manifestantes. Segundo a …