/

Beethoven “não estava completamente surdo” quando compôs a Nona Sinfonia

2

Acredita-se que Ludwig van Beethoven (1770-1827) tenha composto algumas das suas maiores obras primas, como é o caso da mundialmente conhecida Nona Sinfonia, quando estava já totalmente surdo.

Mas a história pode não ser bem assim: um dos principais especialistas da obra do compositor alemão revelou agora que Beethoven conseguia ouvir, ainda que muito pouco, através do seu ouvido esquerdo até pouco antes da sua morte.

Esta revelação “vai fazer com que toda a gente corra para corrigir os conceitos bibliográficos sobre Beethoven”, disse Theodore Albrecht, professor de musicologia da Kent State University, no estado norte-americano de Ohio, citado pelo britânico The Guardian.

De acordo com Albrecht e apesar de Beethoven ter sofrido ao longo da sua vida uma grave deterioração na sua audição, o alemão não a perdeu “nas profundezas muito profundas” que os musicólogos assumiram desde logo.

“Não só Beethoven não era completamente surdo na estreia da sua Nona Sinfonia, em maio de 1824, como também foi capaz de ouvir, embora que de forma cada vez mais fraca, dois anos depois, provavelmente até à última estreia que supervisionaria, o seu Quarteto de Cordas em si bemol, Op 130, em março de 1826″, revelou ao jornal britânico.

Beethoven acabaria por morrer um ano depois, em março de 1827, aos 57 anos.

Apesar destas novas informações, que parecem mudar tudo o que se julgava saber sobre o artista alemão, Albrecht frisa que não há dúvidas de que a perda de audição representou uma “dificuldade esmagadora” para Beethoven.

Este ano celebra-se o 250.º aniversário de nascimento de Beethoven. Por todo o mundo serão organizados festivas e programas de homenagem.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.