/

“Garrafa contra as bruxas” da época da Guerra Civil encontrada nos Estados Unidos

1

(dr) Robert Hunter

Foi encontrada nos Estados Unidos uma garrafa de vidro cheia de pedaços de unhas. Apesar de não ser uma descoberta arqueológica comum, este artefacto da Guerra Civil pode ter representado uma espécie de talismã para afastar os maus espíritos.

Uma equipa de arqueólogos encontrou o artefacto centenário no Reduto 9, um forte no estado norte-americano da Virgínia. A garrafa cheia de restos de unhas humanas estava num sítio arqueológico no qual os investigadores procuravam pistas sobre a Guerra Civil do país, que ocorreu entre 1861 e 1865.

Num comunicado enviado à imprensa, os cientistas da Universidade William & Mary disseram que a garrafa pode ter sido o depósito no qual os soldados depositavam os restos das suas unhas, depois de as cortar. No entanto, o objeto foi analisado, assim como o contexto histórico daquela época, e concluíram que o artefacto pode tratar-se de uma “garrafa contra as bruxas“.

Este tipo de recipientes eram usados como amuletos pelos ingleses do século XVII, quando a Europa temia ser dominada por bruxas. O objetos eram, então, utilizados como uma espécie de talismã ou até como uma forma de curar aqueles que estariam “contaminados pela bruxaria”.

Dentro das garrafas eram colocadas unhas humanas, espinhos, alfinetes, dentes humanos, anzóis, pedaços de vidro e até urina. Um artigo científico, publicado em 2012, explica que, naquela altura, acreditava-se que a urina atraía as bruxas que ficavam presas no recipiente graças aos alfinetes. Depois de devidamente fechadas, estas garrafas eram colocadas perto de uma lareira.

Foram encontradas cerca de 200 garrafas deste género na Grã-Bretanha, enquanto que nos Estados Unidos foram descobertas menos de uma dúzia. “Este é um bom exemplo de como um artefacto singular pode falar muito”, disse Joe Jones, um dos investigadores, citado pelo Live Science.

A garrafa, descoberta perto de uma lareira, mede aproximadamente 13 centímetros de altura e 8 centímetros de largura. O recipiente foi fabricado na Pensilvânia, o que sugere que pode ter sido colocado naquele lugar por um soldado da União – provavelmente no momento em que o forte foi ocupado pela cavalaria da Pensilvânia, segundo o comunicado.

“É uma cápsula do tempo que representa a experiência das tropas da Guerra Civil, uma janela diretamente para o que estes soldados estavam a passar enquanto ocupavam este forte neste período de tempo”, explicou Jones.

Ainda assim, não há como ter a certeza de que este artefacto é um talismã contra espíritos malignos. “Talvez as unhas tenham sido colocadas na garrafa não por homens alistados que a usavam como um recipiente conveniente, mas por um oficial que se sentiu especialmente ameaçado por ocupar um território hostil“, acrescentou o investigador.

ZAP //

1 Comment

  1. Pelo caminho que está a levar os EE.UU. provavelmente voltem a vender alguma coisa parecida visto que os evangélicos atuais acreditam em muita coisa do além.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.