“Garrafa contra as bruxas” da época da Guerra Civil encontrada nos Estados Unidos

(dr) Robert Hunter

Foi encontrada nos Estados Unidos uma garrafa de vidro cheia de pedaços de unhas. Apesar de não ser uma descoberta arqueológica comum, este artefacto da Guerra Civil pode ter representado uma espécie de talismã para afastar os maus espíritos.

Uma equipa de arqueólogos encontrou o artefacto centenário no Reduto 9, um forte no estado norte-americano da Virgínia. A garrafa cheia de restos de unhas humanas estava num sítio arqueológico no qual os investigadores procuravam pistas sobre a Guerra Civil do país, que ocorreu entre 1861 e 1865.

Num comunicado enviado à imprensa, os cientistas da Universidade William & Mary disseram que a garrafa pode ter sido o depósito no qual os soldados depositavam os restos das suas unhas, depois de as cortar. No entanto, o objeto foi analisado, assim como o contexto histórico daquela época, e concluíram que o artefacto pode tratar-se de uma “garrafa contra as bruxas“.

Este tipo de recipientes eram usados como amuletos pelos ingleses do século XVII, quando a Europa temia ser dominada por bruxas. O objetos eram, então, utilizados como uma espécie de talismã ou até como uma forma de curar aqueles que estariam “contaminados pela bruxaria”.

Dentro das garrafas eram colocadas unhas humanas, espinhos, alfinetes, dentes humanos, anzóis, pedaços de vidro e até urina. Um artigo científico, publicado em 2012, explica que, naquela altura, acreditava-se que a urina atraía as bruxas que ficavam presas no recipiente graças aos alfinetes. Depois de devidamente fechadas, estas garrafas eram colocadas perto de uma lareira.

Foram encontradas cerca de 200 garrafas deste género na Grã-Bretanha, enquanto que nos Estados Unidos foram descobertas menos de uma dúzia. “Este é um bom exemplo de como um artefacto singular pode falar muito”, disse Joe Jones, um dos investigadores, citado pelo Live Science.

A garrafa, descoberta perto de uma lareira, mede aproximadamente 13 centímetros de altura e 8 centímetros de largura. O recipiente foi fabricado na Pensilvânia, o que sugere que pode ter sido colocado naquele lugar por um soldado da União – provavelmente no momento em que o forte foi ocupado pela cavalaria da Pensilvânia, segundo o comunicado.

“É uma cápsula do tempo que representa a experiência das tropas da Guerra Civil, uma janela diretamente para o que estes soldados estavam a passar enquanto ocupavam este forte neste período de tempo”, explicou Jones.

Ainda assim, não há como ter a certeza de que este artefacto é um talismã contra espíritos malignos. “Talvez as unhas tenham sido colocadas na garrafa não por homens alistados que a usavam como um recipiente conveniente, mas por um oficial que se sentiu especialmente ameaçado por ocupar um território hostil“, acrescentou o investigador.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Pelo caminho que está a levar os EE.UU. provavelmente voltem a vender alguma coisa parecida visto que os evangélicos atuais acreditam em muita coisa do além.

RESPONDER

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …

Dia da Defesa Nacional regressa ao formato presencial a 2 de setembro

O Dia da Defesa Nacional, que está suspenso desde o dia 9 de março devido à pandemia de covid-19, irá regressar ao formato presencial a 2 de setembro, anunciou o Governo esta quarta-feira. Em comunicado, o …

Norte-americano detido depois de usar fundos da covid-19 para comprar um Lamborghini

As autoridades dos Estados Unidos detiveram um empresário que comprou um carro de luxo da marca Lamborghini com dinheiro que recebeu de programas federais para ajudar os afetados pelo novo coronavírus (covid-19). A notícia é …

FC Porto e Benfica disputam Supertaça a 23 de dezembro

O jogo da Supertaça, que vai opor o FC Porto ao Benfica e que deveria a abrir a temporada 2020/21, vai disputar-se a 23 de dezembro, anunciou, esta quarta-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Em …