/

Cientistas descobrem proteína capaz de imitar os efeitos do exercício físico

A proteína, chamada de Sestrin, é capaz de proporcionar benefícios musculares muito semelhantes aos da prática de exercício físico.

Um grupo de cientistas da Universidade de Medicina do Michigan, nos Estados Unidos, descobriu uma proteína natural – Sestrin – que, em termos metabólicos, imita os efeitos do exercício físico no corpo humano.

Em experiências que envolveram ratos e moscas, os cientistas chegaram à conclusão que a supressão de Sestrin demonstrava ter um impacto negativo na eficácia do exercício. Em sentido inverso, ao aumentar os índices desta proteína, os cientistas detetaram que os animais beneficiaram dos efeitos da atividade física, mesmo não a tendo realizado.

Segundo o artigo científico, publicado na Nature Communications a 13 de janeiro, a equipa da universidade norte-americana construiu uma espécie de escada rolante que usaram para treinar moscas da espécie Drosophila durante três semanas. De acordo com o Tech Explorist, foram comparados os níveis de resistência e habilidades, na corrida e no voo.

Para a experiência, foi concebido um grupo que não tinha capacidade de produzir a Sestrin; outro que era integrado por moscas criadas para super-expressar a proteína e, por último, um terceiro grupo de moscas normais.

Este último grupo – o de controlo – revelou uma melhoria na resistência e capacidade de voo após três semanas de treino. No entanto, as mesmas melhorias não foram detetadas nos insetos cuja produção de Sestrin havia sido bloqueada. Já nas moscas com super-expressão de Sestrin, as suas capacidades foram além das do grupo de controlo, mesmo quando não estavam a realizar qualquer tipo de atividade física.

Em relação aos roedores, os cientistas descobriram que os ratos sem Sestrin não possuíam a capacidade aeróbica, a respiração e a queima de gordura normalmente associadas ao exercício físico.

“A Sestrin pode coordenar estas atividades biológicas ativando ou desativando diferentes vias metabólicas. Este tipo de efeito combinado é importante para produzir os efeitos do exercício físico”, resumiu Jun Hee Lee, um dos professores da Universidade envolvidos no estudo.

“Este estudo destaca que a Sestrin é suficiente para produzir muitos benefícios do movimento e exercício físico. Mas isso não significa que os suplementos de Sestrin estejam no horizonte”, concluiu.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.