Cientistas descobrem proteína capaz de imitar os efeitos do exercício físico

A proteína, chamada de Sestrin, é capaz de proporcionar benefícios musculares muito semelhantes aos da prática de exercício físico.

Um grupo de cientistas da Universidade de Medicina do Michigan, nos Estados Unidos, descobriu uma proteína natural – Sestrin – que, em termos metabólicos, imita os efeitos do exercício físico no corpo humano.

Em experiências que envolveram ratos e moscas, os cientistas chegaram à conclusão que a supressão de Sestrin demonstrava ter um impacto negativo na eficácia do exercício. Em sentido inverso, ao aumentar os índices desta proteína, os cientistas detetaram que os animais beneficiaram dos efeitos da atividade física, mesmo não a tendo realizado.

Segundo o artigo científico, publicado na Nature Communications a 13 de janeiro, a equipa da universidade norte-americana construiu uma espécie de escada rolante que usaram para treinar moscas da espécie Drosophila durante três semanas. De acordo com o Tech Explorist, foram comparados os níveis de resistência e habilidades, na corrida e no voo.

Para a experiência, foi concebido um grupo que não tinha capacidade de produzir a Sestrin; outro que era integrado por moscas criadas para super-expressar a proteína e, por último, um terceiro grupo de moscas normais.

Este último grupo – o de controlo – revelou uma melhoria na resistência e capacidade de voo após três semanas de treino. No entanto, as mesmas melhorias não foram detetadas nos insetos cuja produção de Sestrin havia sido bloqueada. Já nas moscas com super-expressão de Sestrin, as suas capacidades foram além das do grupo de controlo, mesmo quando não estavam a realizar qualquer tipo de atividade física.

Em relação aos roedores, os cientistas descobriram que os ratos sem Sestrin não possuíam a capacidade aeróbica, a respiração e a queima de gordura normalmente associadas ao exercício físico.

“A Sestrin pode coordenar estas atividades biológicas ativando ou desativando diferentes vias metabólicas. Este tipo de efeito combinado é importante para produzir os efeitos do exercício físico”, resumiu Jun Hee Lee, um dos professores da Universidade envolvidos no estudo.

“Este estudo destaca que a Sestrin é suficiente para produzir muitos benefícios do movimento e exercício físico. Mas isso não significa que os suplementos de Sestrin estejam no horizonte”, concluiu.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Novas evidências apontam eventual localização dos destroços do MH370. Jornalista sugere que foi abatido

O chefe da busca fracassada pelo voo MH370 da Malaysia Airlines está a pedir um novo inquérito com base em novas evidências que podem finalmente resolver o mistério do desaparecimento da aeronave há sete anos. De …

Cidade nos EUA testou o rendimento básico universal. "Os números foram incríveis"

Além de a percentagem de pessoas que tinham um emprego a tempo inteiro ter subido, os participantes da iniciativa também relataram sentir-se menos ansiosos. De acordo com o estudo publicado esta quarta-feira, citado pela agência …

Belenenses 0-3 Benfica | Vendaval suíço após o descanso

O Benfica venceu o dérbi com a Belenenses SAD, em jogo a contar para 22ª jornada da Liga NOS, por 3-0. Uma partida que teve uma primeira parte mal jogada e com muitas dificuldades para as …

Investigador apresenta nova geração de drones minúsculos e ágeis. São inspirados em mosquitos

Os mosquitos são insetos incrivelmente acrobáticos e resistentes durante o voo, o que os ajuda a navegar entre rajadas de vento, obstáculos e incertezas. Agora, uma equipa de investigadores construiu um sistema que se aproxima …

OMS considera que a pandemia podia ter sido evitada se alguns países não tivessem sido lentos a reagir

O diretor-geral da OMS afirmou esta segunda-feira que alguns países reagiram lentamente à declaração de emergência sanitária global em janeiro de 2020, desperdiçando-se uma "janela de oportunidade" para evitar a pandemia de covid-19. "A 30 de …

Louvre recupera armadura do século XVI roubada há quase 40 anos

O peitoral e o capacete elaboradamente decorados, que estavam desaparecidos desde 1983, datam do século XVI e voltaram finalmente ao museu do Louvre, em França. Quase quatro décadas depois, um peitoral e um capacete do século …

Queixas por cibercrime disparam. Fraude com MB Way foi o crime mais denunciado

O Ministério Público (MP) da Comarca de Lisboa registou 6676 denúncias por crimes informáticos em 2020, um aumento de 15% (mais 998) face a 2019. MB Way é um dos sistemas onde estão associadas mais …

Centro Hospitalar Lisboa Norte vai alargar uso de medicamento para fibrose quística a mais cinco doentes

O diretor clínico do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), Luís Pinheiro, disse hoje que a instituição já usa há cerca de um mês um novo medicamento para a fibrose quística, que poderá chegar em …

No Porto, haverá transporte para vacinação disponível para todos a partir de terça-feira

Todos os munícipes do Porto que forem convocados no âmbito do plano de vacinação contra a covid-19 vão poder usufruir de um programa de transporte em colaboração com as centrais de táxis, anunciou hoje a …

Mina que produziu diamante para Isabel II investigada por abuso de direitos humanos

Uma mina da Tanzânia, que produziu um diamante rosa para um dos alfinetes de peito favoritos da rainha Isabel II, está a ser investigada por haver suspeitas de que os seguranças do local agrediram e …