/

Ministério Público contratou ex-agente da PJ para analisar contas da Operação Tutti Frutti

Tiago Henrique Marques / Lusa

As contas do caso Tutti-Frutti foram entregues a Edígio Cardoso, antigo diretor da Unidade de Perícia Financeira e Contabilística (UPFC) da Polícia Judiciária, reformado há mais de um ano.

A investigação do caso Tutti-Frutti iniciou-se em 2017, na tentativa de desmantelar uma teia de alegados crimes de corrupção e tráfico de influência que envolvem personalidades do PS e do PSD.

No final de 2018, quando Edígio Cardoso estava prestes a reformar-se, as perícias ainda não tinham sido entregues a nenhum especialista da UPFC. O caso ficou a cargo de um especialista superior da PJ, que, por ordem do MP, teve de, de acordo com o Jornal de Notícias, o entregar a Cardoso. Para afastar a UPFC da investigação, o MP alegou atrasos nas perícias.

Ao JN, a Procuradoria Geral da República disse que o MP tomou “as medidas adequadas e previstas na lei para salvaguardar o melhor andamento dos processos e os interesses da investigação”.

A Direção-Geral da PJ garantiu ainda que “a UFCP melhorou substancialmente de 2018 para 2019 em termos de organização e redução de tempo de resposta”, ainda que necessite de um reforço dos meios humanos.

A Operação “Tutti Frutti” apura alegados favorecimentos a militantes partidários através de avenças e ajustes diretos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.