//

Jovem de 17 anos morreu com Síndrome do Choque Tóxico provocada por um tampão

Na semana passada, uma jovem belga morreu vítima de um choque tóxico provocado por um tampão. A Síndrome do Choque Tóxico (SCT) é uma doença rara, mas grave.

No dia 6 de janeiro, Maëlle, uma jovem belga de 17 anos, começou a sentir-se mal quando regressou do ginásio. O mal-estar da adolescente agravou-se e, no final da noite, já com febre e vómitos, a família levou-a ao hospital. A equipa médica diagnosticou-lhe uma gastroenterite.

No dia seguinte, a jovem não apresentou qualquer melhoria. Aliás, Maëlle até estava pior, com a tensão muito baixa e perturbações na visão. Segundo o Observador, a mãe da jovem chamou uma ambulância para a levar ao hospital mais próximo, na cidade belga de Charleroi. “Os paramédicos mantiveram o mesmo diagnóstico: uma gastroenterite. E no hospital foi a mesma coisa”, contou.

“A minha filha estava severamente desidratada, foi internada num outro hospital, nos cuidados intensivos. E só nessa altura é que lhe diagnosticaram um choque tóxico. Já era demasiado tarde”, lamentou a mãe de Maëlle, à RTBF. A adolescente acabou por morrer no passado dia 9 de janeiro.

A mãe da jovem tornou a história da filha pública no Facebook, com o objetivo de alertar outras raparigas e mulheres para o problema. “Estou convencida que um maior número de mulheres deveria ser informada sobre esta síndrome. A prevenção pode salvar vidas”, escreveu Laurence Hennuy.

No caso de Maëlle, nem se tratou de ignorância, mas sim de incapacidade para reconhecer os sintomas.

“Tinha falado sobre isto com a Maëlle 15 dias antes de ela morrer. Ela era obcecada por esta doença. Estava muito consciente do problema e tinha medo. Mudava o tampão regularmente, mas dizia-me sempre: ‘Mãe, e se eu me esquecer?’. Disse-lhe que as vítimas de choque tóxico eram casos isolados e que ela não precisava de se preocupar; que eu própria tinha usado tampões durante 20 anos e não tinha tido problemas…”, contou a mãe.

Mon ange, ma fierté est partie vers les étoiles. Toi qui rêvais de voyager à travers le monde, te voilà partie vers un…

Publicado por Laurence Hennuy em Quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

A Síndrome do Choque Tóxico (SCT) é uma doença rara, mas grave. De acordo com o matutino, pode ser causada por dois tipos de bactérias: a Staphylococcus aureus ou a Streptococcus pyogenes, bactérias que, sendo responsáveis pela produção de toxinas que podem levar à septicemia, são particularmente perigosas em pessoas com o sistema imunitário em baixo.

Os químicos presentes nos tampões favorecem a produção de toxinas. A troca frequente de absorventes íntimos, a não utilização de absorventes íntimos superabsorventes e o seu uso alternado com o de pensos higiénicos pode ajudar a reduzir o risco.

Vários estudos publicados referem que a doença tem vindo a diminuir: em cada 100 mil mulheres que utilizam tampões, só entre três e quatro contraem a doença.

Contudo, apesar de ser regularmente ligada ao uso de tampões, a síndrome de choque tóxico pode ocorrer como resultado de infeções provocadas por cirurgias, queimadura, picada de inseto ou no pós-parto.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.