/

Adivinhou todos os vencedores das presidenciais desde 1984 e agora diz que o Irão pode ser o fim de Trump

Cristobal Herrera / EPA

Allan Lichtman previu o vencedor de todas as eleições presidenciais nos EUA desde 1984. Agora, o especialista diz que o conflito com o Irão pode prejudicar as hipóteses de Donald Trump.

Considerado por muitos como um ‘profeta político’, Allan Lichtman é um historiador político norte-americano, autor do livro “As Chaves para a Casa Branca”. Neste seu livro descreve o sistema que o ajudou a prever corretamente os vencedores da últimas nove eleições presidenciais nos Estados Unidos.

A ‘fórmula secreta’ de Lichtman consiste em 13 “chaves” na forma de declarações de verdadeiro ou falso que antecipam se o candidato à presidência será eleito nesse ano. Se pelo menos seis dessas declarações foram falsas, o candidato perde. Se menos de seis dessas alegações forem falsas, o candidato vence.

Apesar de parecer demasiado simples, o sistema de Lichtman ainda não falhou desde as eleições presidenciais de 1984.

Para as eleições deste ano, Lichtman entende que a operação militar que matou o general iraniano Qassem Soleimani pode afetar seriamente as hipóteses de Donald Trump ser reeleito presidente dos Estados Unidos.

Segundo o Raw Story, Lichtman garante que pelo menos três das declarações do seu sistema estão contra Trump; outras seis estão, por enquanto, a seu favor; e as restantes podem cair para qualquer um dos lados.

Para já, o especialista diz que ainda é demasiado cedo para sentir os efeitos políticos da sua decisão de assassinar Soleimani, mas acredita que “Trump pode conseguir um impulso de curto prazo com o assassinato, o que quase sempre decorre de uma operação militar dos EUA”, atirou.

Contudo, entende que há dois caminhos possíveis: “Pode levar a um sucesso a longo prazo ou pode cimentar a chave do fracasso contra Trump se resultar em danos significativos aos EUA e aos seus interesses”.

Desta forma, se o assassinato de Soleimani tiver um efeito negativo contra Trump, isto significa que cinco das 13 questões do sistema de Lichtman são “falsas”, restando por isso apenas uma para que a vitória lhe fuja. A “chave” decisiva pode estar, assim, nas mãos dos Democratas, caso nomeiem um candidato carismático ou considerado um herói nacional.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.