/

Peru vai plantar um milhão de árvores em Machu Picchu

Esta quinta-feira, o Presidente peruano Martin Vizcarra lançou uma campanha para reflorestar o sítio arqueológico de Machu Picchu, com o objetivo de o proteger de incêndios florestais.

Martin Vizcarra, Presidente do Peru, comprometeu-se a plantar um milhão de árvores no complexo arqueológico protegido de Machu Picchu, que conta com cerca de 35.000 hectares. “Estamos aqui para lançar a plantação de um milhão de árvores na zona de proteção do santuário do Machu Picchu”, disse.

O complexo arqueológico está envolvido por uma zona-tampão, onde a fauna e a flora são protegidas. Segundo o chefe de Estado, o objetivo de plantar um milhão de árvores é um “compromisso do Governo, da região, do município e de todos os cidadãos que desejam proteger esta maravilha do mundo“.

A propriedade de Machu Picchu – que inclui três áreas distintas para agricultura, acomodação e cerimónias religiosas – é o local mais emblemático do império inca que governou uma grande faixa do oeste da América do Sul 100 anos antes da conquista espanhola, no século XVI.

Segundo o RawStory, o santuário inca, situado a 80 quilómetros a noroeste de Cusco, no Sul, está ameaçado desde há anos por deslizes de terras provocados por fortes chuvas invernais.

Descoberto em 1911, pelo explorador Hiram Bingham, o Machu Picchu está classificado como Património Mundial da Humanidade, desde 1983. A cidadela, cujo nome significa “Velha Montanha” em língua quechua, foi construída no reino do imperador Pachacutec (1438-1471).

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.