/

Uma simples constipação pode ser mortal (e há pessoas em maior risco do que outras)

A maioria das pessoas sabe que a gripe pode matar. Porém, uma simples constipação também pode ser mortal – e há pessoas que estão em maior risco do que outras.

A constipação é um conjunto de sintomas – tosse, espirros, pingo do nariz, cansaço e febre – em vez de uma doença definida. Embora partilhe os sintomas iniciais da gripe, é uma infeção muito diferente.

O rinovírus causa cerca de metade de todas as constipações, mas outros vírus podem causar um ou mais sintomas de constipação, incluindo adenovírus, vírus da influenza, vírus sincicial respiratório e vírus da paragripal.

A constipação comum é normalmente uma doença leve que desaparece sem tratamento em poucos dias. A maioria dos casos é diagnosticada por si mesma.

No entanto, a infeção por rinovírus ou um dos outros vírus responsáveis pelos sintomas comuns da constipação pode ser grave em algumas pessoas. As complicações causadas pela constipação podem causar doenças graves e até a morte – principalmente em pessoas que têm um sistema imunológico fraco.

Estudos mostraram que pacientes que foram submetidos a um transplante de medula óssea podem ter uma maior probabilidade de desenvolver uma infeção respiratória grave.

Há mais do que apenas uma forma de alguém ficar muito doente após a infeção por um vírus respiratório. Alguns vírus, como o adenovírus, também podem causar sintomas em todo o corpo, incluindo o trato gastrointestinal, o trato urinário e o fígado. Outros vírus, como o vírus influenza, podem potencialmente causar inflamação grave nos pulmões, mas também podem levar a condições particularmente graves, como pneumonia bacteriana.

Uma infeção bacteriana induzida por vírus é uma das formas pelas quais um vírus da gripe ou constipação pode levar à morte. Enquanto os mecanismos exatos de como as infeções bacterianas podem ser iniciadas pela infeção viral ainda estão a ser investigados, uma possível forma de ocorrer é através do aumento da ligação bacteriana às células do pulmão.

Uma constipação também pode ter sintomas mais graves nos mais jovens e nos mais velhos. As pessoas mais velhas têm maior probabilidade de desenvolver uma infeção mais grave em comparação com adultos ou crianças mais velhas. As pessoas que fumam também têm maior probabilidade de apanhar uma constipação e apresentar sintomas mais graves.

Outro grupo de pessoas que são severamente afetadas pela infeção por vírus causadores da constipação são as pessoas que sofrem de alguma condição pulmonar, com asma, fibrose cística ou doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC). A infeção por um vírus que causa inflamação das vias aéreas pode dificultar a respiração.

Embora a infeção bacteriana nesses pacientes possa ser tratada com antibióticos, não existe tratamento antiviral eficaz contra todos os tipos de rinovírus.

Não existe um único elemento que determine a gravidade de uma infeção por um vírus da constipação. Porém, é uma das melhoras formas de evitar a doença é lavar as mãos adequadamente, que pode impedir a propagação de muitas infeções diferentes. Além disso, todos devem tomar a vacina contra a gripe.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.