Uma simples constipação pode ser mortal (e há pessoas em maior risco do que outras)

A maioria das pessoas sabe que a gripe pode matar. Porém, uma simples constipação também pode ser mortal – e há pessoas que estão em maior risco do que outras.

A constipação é um conjunto de sintomas – tosse, espirros, pingo do nariz, cansaço e febre – em vez de uma doença definida. Embora partilhe os sintomas iniciais da gripe, é uma infeção muito diferente.

O rinovírus causa cerca de metade de todas as constipações, mas outros vírus podem causar um ou mais sintomas de constipação, incluindo adenovírus, vírus da influenza, vírus sincicial respiratório e vírus da paragripal.

A constipação comum é normalmente uma doença leve que desaparece sem tratamento em poucos dias. A maioria dos casos é diagnosticada por si mesma.

No entanto, a infeção por rinovírus ou um dos outros vírus responsáveis pelos sintomas comuns da constipação pode ser grave em algumas pessoas. As complicações causadas pela constipação podem causar doenças graves e até a morte – principalmente em pessoas que têm um sistema imunológico fraco.

Estudos mostraram que pacientes que foram submetidos a um transplante de medula óssea podem ter uma maior probabilidade de desenvolver uma infeção respiratória grave.

Há mais do que apenas uma forma de alguém ficar muito doente após a infeção por um vírus respiratório. Alguns vírus, como o adenovírus, também podem causar sintomas em todo o corpo, incluindo o trato gastrointestinal, o trato urinário e o fígado. Outros vírus, como o vírus influenza, podem potencialmente causar inflamação grave nos pulmões, mas também podem levar a condições particularmente graves, como pneumonia bacteriana.

Uma infeção bacteriana induzida por vírus é uma das formas pelas quais um vírus da gripe ou constipação pode levar à morte. Enquanto os mecanismos exatos de como as infeções bacterianas podem ser iniciadas pela infeção viral ainda estão a ser investigados, uma possível forma de ocorrer é através do aumento da ligação bacteriana às células do pulmão.

Uma constipação também pode ter sintomas mais graves nos mais jovens e nos mais velhos. As pessoas mais velhas têm maior probabilidade de desenvolver uma infeção mais grave em comparação com adultos ou crianças mais velhas. As pessoas que fumam também têm maior probabilidade de apanhar uma constipação e apresentar sintomas mais graves.

Outro grupo de pessoas que são severamente afetadas pela infeção por vírus causadores da constipação são as pessoas que sofrem de alguma condição pulmonar, com asma, fibrose cística ou doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC). A infeção por um vírus que causa inflamação das vias aéreas pode dificultar a respiração.

Embora a infeção bacteriana nesses pacientes possa ser tratada com antibióticos, não existe tratamento antiviral eficaz contra todos os tipos de rinovírus.

Não existe um único elemento que determine a gravidade de uma infeção por um vírus da constipação. Porém, é uma das melhoras formas de evitar a doença é lavar as mãos adequadamente, que pode impedir a propagação de muitas infeções diferentes. Além disso, todos devem tomar a vacina contra a gripe.

PARTILHAR

RESPONDER

Não foram meteoros. Uma forte atividade vulcânica arrefeceu a Terra há 13 mil anos

Porque é que a Terra arrefeceu repentinamente há 13 mil anos? Sedimentos antigos encontrados numa caverna no Texas, nos Estados Unidos, parecem ter resolvido este grande mistério. Alguns cientistas acreditam que o fenómeno que arrefeceu repentinamente …

Novo método prevê erupções solares com algumas horas de antecedência

Um novo método capaz de prever explosões solares poderia ajudar a Humanidade a preparar-se contra possíveis desastres causados por este fenómeno explosivo da nossa estrela. As erupções solares são explosões que ocorrem na superfície do Sol …

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …

Dia da Defesa Nacional regressa ao formato presencial a 2 de setembro

O Dia da Defesa Nacional, que está suspenso desde o dia 9 de março devido à pandemia de covid-19, irá regressar ao formato presencial a 2 de setembro, anunciou o Governo esta quarta-feira. Em comunicado, o …