/

Portugueses divididos em relação ao futuro de Sócrates

19

blogplanalto / Flickr

O ex-primeiro-ministro, José Sócrates

O processo Operação Marquês, cujo principal arguido é o antigo primeiro-ministro José Sócrates, está na fase de instrução. O juiz Ivo Rosa tem de decidir até ao fim deste ano se a acusação do Ministério Público tem fundamentação suficiente.

De acordo com uma sondagem realizada pela Aximage para o Jornal Económico, os portugueses estão divididos quanto à condenação ou absolvição de Sócrates no caso da Operação Marquês.

De acordo com a projeção, 66,9% dos inquiridos acreditam que o ex-governante será julgado pelos 31 crimes de que está indiciado, nomeadamente branqueamento de capitais, corrupção passiva de titular de cargo público, falsificação de documentos e fraude fiscal qualificada. Porém, há 28,7% dos entrevistados que consideram que o juiz Ivo Rosa não levará José Sócrates a Tribunal.

A sondagem revela ainda que 88,4% dos inquiridos não acreditam nas explicações do ex-primeiro ministro para justificar a origem das elevadas quantias de dinheiro que gastava. Um em cada cinco eleitores do Partido Socialista (PS) nas legislativas que acredita que o antigo primeiro-ministro recorria a empréstimos da mãe e de Carlos Santos Silva.

Em relação ao desfecho do processo e ao futuro de José Sócrates, 48,5% portugueses acreditam que o antigo Chefe de Governo será condenado, enquanto que 46,6% não acreditam nesse desfecho.

A Operação Marquês teve início a 19 de julho de 2013 e terminou com a acusação de 28 arguidos – 19 pessoas e nove empresas – pela prática de quase duas centenas de crimes económico-financeiros, entre os quais corrupção.

A acusação da Operação Marquês defende que Sócrates recebeu cerca de 34 milhões de euros de “luvas” por benefícios ao Grupo Espírito Santo, ao Grupo Lena e ao empreendimento de Vale do Lobo.

ZAP //

19 Comments

  1. DIVIDIDOS?? Não creio, acho sim que é uma manipulação de noticia p/ tentar fazer crer que este sr. vigarista que ROUBOU indecentemente os Portugueses é inocente. Não creio que os Portugueses se tenham esquecido das privações que passaram aquando da entrada da TROIKA em Portugal. Ainda temos muita divida para PAGAR, devido aos ROUBOS que JS fez durante sua passagem pelos governos (sim porque já na era Guterres Roubou). Não há margem p/ qq duvida que ele e quem o rodeia viveram e continuam a viver em GRANDE á custa dos sacrifícios do povo. Portugueses Não se deixem enganar mais uma vez. Vejam para além do que querem que vocês vejam. Não se deixem Manipular.

  2. Se quisermos definitivamente tornar o nosso País num País de progresso, num País verdadeiramente democrático, qualquer pessoa, independentemente do seu estatuto, deve ser responsabilizada pelos seus atos.
    Penso que a maioria dos portugueses deixará definitivamente de acreditar na Justiça se este homem não for condenado. E se isso acontecer – se a Justiça não o condenar – todos aqueles que tiverem a oportunidade de roubar a sociedade, utilizarão as mesmas mentiras que o senhor José Sócrates e dirão que as suas mãezinhas lhes davam os milhões que tinham guardado num baú e que por sua vez vinham de heranças muito antigas…
    Já agora, quando aconteceu a alteração da moeda – de escudos para euros – era muito comum as pessoas irem aos bancos carregadas com milhões de contos para os trocar por milhões de euros que carregavam novamente para casa onde os guardavam no cofre. Segurança acima de tudo. Há que ter cuidado com a Banca!!!

  3. Temos que descobrir, o segredo do tal cofre mágico, e a maneira dele produzir gerar dinheiro; uma forma de nos aguentar-mos nestes tempos cada vez mais dificeis. Pois nao ha duvida que Sócrates faz do Juiz e nós parvos. Se nao for condenado muito mal ficará a justiça Portuguesa. Neste caso mesmo que nao houvesse provas jurídicas só o modo de vida dele era prova suficiente para condenação.
    Em casos muito mais simples as finanças sabem como fazer.

  4. Se for a tribunal, contando com a inúmeras sessões e adiamentos, mais os vários recursos, daqui a cerca de 10 anos poderá haver uma conclusão. Ora, visto que morrem, em Portugal, mais de 100 000 pessoas por ano, haverá mais de um milhão de portugueses que nunca saberá como este caso irá terminar. Estas pessoas, das quais, uma posso ser eu, nunca verão a aplicação da Justiça. Em contrapartida, todos os anos continuaremos a assistir a discursos de políticos e comentadores falando sobre a necessidade de uma Justiça célere. 🙁

    • É precisamente esse seu receio, Sr. Zbraitlin, que eu também tenho; este compasso de espera alimenta muitos bolsos, nomeadamente a comunicação social, a advocacia, alguns banqueiros, etc., etc.

  5. Os portugueses não estão “divididos”, mas sim fartos de serem roubados. Fartos igualmente de serem tomados por ignorantes, quando a sombra do alibi de “Mega-Processos”, os maiores corruptos, vigaristas e prevaricadores, gozam de uma Vergonhosa Liberdade. Está mais que visto que, os Artistas mais mediáticos (Salgado, Sócrates e outros tantos), podem estar descansados, e continuarem a gozar de uma reforma bem merecida a sombra da bananeira !….. Bem haja e Feliz Coiso !

  6. Eu penso que não há qualquer divisão face ao que o povo deseja para esta criatura. E penso que já todos perceberam o que ele e os seus comparsas de governo andaram a fazer. E se a justiça não atuar, ou uma vez mais branquear tudo isto, há que fazer o que foi feito e bem por outras causas como a de Timor. O povo deve unir-se, ir para a rua com serenidade e lutar pelo que acredita. O povo manda. E só não o faz quando abdica livremente de o fazer. E atenção: eu tenho ideais de direita. Mas admito que a rua é muitas vezes o local certo para, serenamente e educadamente, o povo fazer sentir a sua voz.

  7. Sim, a mãe deste artista, que estava depenadinha, dava-lhe dinheiro que tirava do cofre e que nunca trocou para euros.
    O amigo empresário emprestava-lhe dinheiro que ele não contava reembolsar nunca.
    Por fim, o artista a ajudava um sem número de mulheres. O que incluía a mãe agora depenadinha…
    Espero que seja condenado e apodreça na cadeia.

  8. Entrámos no ANO NOVO… Este assunto já começa a ter “barbas”…De qualquer modo há que aguardar com serenidade o desfecho deste processo!

  9. Mente descaradamente a frente de todos nós e do Juiz é um sem vergonha. Se o dinheiro que gastou viesse do trabalho, não o gastava assim como gastou! Criminosos, hipotecaram Portugal e o futuro dos portugueses. VERGONHA.

  10. O que os portugueses poderão ter mais dúvidas não é na culpabilidade de Sócrates mas sim na vontade da justiça ou do juiz em condenar este senhor, é que existe neste país políticos e clubes entre outros que são intocáveis.

  11. oirqyevou alteração tanto no juiz como na manda chuva do mesmo? só isso já diz tudo, vamos ter que fazer uma vaquinha para o menino

  12. Eu acho que não haverá julgamento, pela simplas razão que o icebergue não pode ser todo exposto à opinião pública, e porque o acusado não está disponível a pagar as contas todas deste processo.
    Se houver julgamento há muita gente importante que será arrastada na avalanche… esses é que estão a fazer tudo para que não haja julgamento.
    E não são do PS…

  13. Entretanto a vida deste inocente até provado culpado está suspenso. Se isto é Justiça à Portuguesa, eu passo. Alguns aspectos desta sociedade ‘branda’ são nojentos

  14. Um estado de direito é o que nós queremos porque também nos defende a nós das arbitrariedades, prepotencias, injustiças e tudo o mais. Certo. Num estado de direito como o que queremos só existe condenação com provas e através dos orgãos próprios. Enquanto isto não acontecer vamos ter calma e aguardar serenamente. A nossa outra opção é rejeitar o estado democrático de direito e reinvindicar o regresso da era da ditadura em que aqueles que tinham o poder faziam aquilo que muito bem lhes apeteciam e muitos inocentes morreram. Esta escolha sim, é nossa.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.