/

O novo “livrete” do carro vai passar a ser para todos

O Documento Único Automóvel (DUA) é um substituto ao “livrete” do automóvel e, se até agora era apenas para as viaturas novas, a partir deste ano vai ser para toda a gente.

No dia 1 de agosto do ano passado, a típica folha de papel foi substituída por um cartão de policarbonato mais pequeno e mais prático. Inicialmente, o novo documento não era para todos, com o Documento Único Automóvel (DUA) a ser apenas para os novos veículos. No entanto, a partir deste ano vai ser abrangido a todos os condutores.

Ainda assim, segundo o ECO, o antigo “livrete” ainda continua a ser válido, não sendo necessário substituí-lo.

“Até final do ano, o novo DUA abrange apenas os veículos com a primeira matrícula atribuída a partir de 1 de agosto em território nacional, assim como os pedidos de certificado de matrícula que recaiam sobre essas matrículas”, comunicou o Instituto dos Registos e do Notariado (IRN).

No entanto, “a partir de 2020, o DUA passa a ser emitido no novo formato em todas as situações”, acrescenta o IRN.

Assim sendo, terá direito ao novo cartão quando comprar um automóvel, alterar os dados do proprietário, modificar as características do veículo, pedir segunda via do cartão ou simplesmente quiser substituir os documentos.

O DUA mostra ser muito mais prático do que o antigo “livrete”, tendo uma dimensão mais reduzida, do tamanho de um cartão de crédito ou do Cartão de Cidadão. O IRN explica que é “mais fácil de guardar na carteira” e é também mais seguro, salientando que apresenta “uma elevada segurança dos dados”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.